Para uma equipe alcançar a alta performance é indispensável ter uma estrutura de treinamento e capacitação.
Aprendizado contínuo em vendas é benéfico tanto para empresa como para o colaborador, por isso, o Roleplay está aí para aperfeiçoar as habilidades do vendedor.
A prática do Roleplay auxilia no desenvolvimento das técnicas de vendas. Além disso, pode ser aplicado em diversas estratégias de integração como o Onboarding e Ramp Up.
Nesse artigo, você irá descobrir o que é Roleplay e como aplicar na sua operação comercial. Continue a leitura até o final!
Consiste em simular ou encenar um processo de venda para testar a competência técnica do vendedor ou com objetivo de aperfeiçoamento e atualização constante.
Aqui, você estará fortalecendo a musculatura do vendedor, na prática. O profissional de vendas poderá treinar os momentos mais difíceis da ligação com o cliente.
O papel do lead pode ser facilmente assumido pelo líder de vendas que irá trazer objeções reais que devem ser contornadas de forma habilidosa e técnica pelo vendedor.
Também pode ser assumido por um vendedor da equipe que trará dores e dúvidas reais do cotidiano.
O Roleplay objetiva desenvolver no profissional de vendas:
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Familiarizar com o processo: esse é um ótimo momento para o vendedor se familiarizar com o processo de vendas, pois é importante que haja padronização e alinhamento com todo o time, para que não fiquem pontas soltas no atendimento.
Criar empatia:
a empatia é uma ferramenta poderosa na área de vendas. O vendedor deve exercitar a escuta ativa e compreender como o produto ou serviço pode resolver as dores que o lead possui.
Aprender a trabalhar sob pressão:
uma ligação com o lead pode ser considerado um momento desafiador para o vendedor, por isso, exercitar e praticar pode deixá-lo mais confortável para resolver objeções reais de forma calma, prática e objetiva.
Dominar o produto:
a técnica do Roleplay vai desenvolver o conhecimento do produto ou serviço. Vender envolve autoridade, ou seja, um time de alta performance domina todas as características e benefícios, além de saber exatamente como o produto irá solucionar os problemas do lead.
Aprendizado contínuo: tanto em vendas como em qualquer outra área, a capacidade de se manter atualizado em meio às mudanças é uma habilidade muito importante, por isso, seu vendedor deve procurar por
técnicas para aprimorar seu conhecimento e aplicá-las nas suas negociações.
O Roleplay pode ser utilizado dentro de três estratégias de avaliação e desenvolvimento do profissional.
Processo seletivo:
em
uma das etapas do processo seletivo é feita a simulação, o objetivo é validar as técnicas do candidato e certificar-se que o vendedor tem potencial para fazer parte do time de vendas.
Após a avaliação e caso seja contratado, vem o Onboarding e Ramp Up onde o vendedor terá oportunidade de aperfeiçoar ainda mais suas habilidades.
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Onboarding: processo de integração entre o vendedor e a empresa. É fundamental para o colaborador ter esse primeiro contato com a cultura da empresa.
Nesse momento, o roleplay tem como principal intuito validar o conhecimento adquirido nos treinamentos - referentes ao produto e às dores do cliente.
Ramp up:
trata-se do período em que o vendedor inicia na empresa até que ele esteja preparado para atingir 100% da
meta de vendas.
Nessa etapa, o roleplay tem como objetivo reforçar os principais pontos de dúvida e propor melhorias na abordagem e nos conhecimentos técnicos do vendedor. Moldando o seu conhecimento ao utilizado na venda.
Aqui, o Roleplay é utilizado para desenvolver as habilidades e treinar as partes mais desafiadoras da ligação. O objetivo é deixar o vendedor mais preparado e confiante para atingir 100% da meta.
Você já sabe o que é Roleplay e os principais benefícios de ter essa técnica como aliado no desenvolvimento do seu time de vendas.
Defina como vai ser a dinâmica com a equipe:
antes de tudo, é necessário organizar como vai ser feita essa dinâmica.
Selecione quem vai ser o mediador durante a prática do Roleplay, o mais comum é o próprio líder de vendas assumir esse papel, pois tem mais experiência, conhecimento de técnicas e será a pessoa perfeita para realizar o feedback.
Uma prática de team building com roleplay é que todos os membros do time apliquem feedbacks durante a daily. Para que todo o time também participe com insights, sugestões e dúvidas, assim exercitam o conhecimento sobre o produto e o processo de venda.
Identifique as principais fraquezas do vendedor:
para que a prática do Roleplay seja bem proveitosa, é necessário identificar antes as principais fraquezas do vendedor.
Essas fraquezas são oportunidades para serem trabalhadas e desenvolvidas durante a prática.
Alinhe com toda equipe:
esse é o momento de alinhar com toda a equipe como será a dinâmica, as regras, contexto da simulação e tempo de duração da prática.
É importante estabelecer de quanto em quanto tempo será feito essa avaliação, nós sugerimos realizar a dinâmica 1x ou 2x por semana de acordo com a necessidade do vendedor.
O tempo de duração pode variar para cada vendedor. No caso do BDR o Roleplay é mais rápido até 30 minutos, SDR leva um pouco de mais tempo até 45 minutos e o Closer pode chegar até 60 minutos de dinâmica.
Agora que você já alinhou e definiu a dinâmica com toda a equipe, chegou o momento do Roleplay.
Selecionamos 7 aspectos que devem ser avaliadas nesse momento:
Após o Roleplay é o momento do
feedback com os vendedores, esse é um método de desenvolvimento importantíssimo para capacitar os talentos e melhorar o desempenho da equipe.
O feedback não serve apenas para apontar erros, mas também para reforçar pontos fortes e encontrar maneiras de aprimorar ainda mais o que já está sendo bem feito.
Durante o Roleplay, faça um roteiro de avaliação do profissional com as informações necessárias e observe como foi o desempenho do vendedor durante a call de acordo com os requisitos que você estabeleceu como técnica, discurso e postura.
Busque sempre ressaltar pontos de melhorias e faça sugestões reais para serem empregadas no discurso de vendas dele.
Defina tarefas de melhorias que o vendedor precisa executar até o próximo Roleplay.
Esse é um guia para você estruturar seu próprio treinamento de Roleplay.
Nós da SalesFarm temos o Roleplay como parte da nossa rotina. Temos um time especializado, o
Sales Enablement, que faz esse treinamento com as equipes. Utilizamos o Roleplay com nossos vendedores parceiros nas empresas cujas operações comerciais foram terceirizadas pela SalesFarm (Outsourcing).
Além disso, é uma etapa do nosso processo seletivo dentro do
Sales Recruiting, o nosso serviço especializado em recrutamento e seleção de profissionais da área de vendas.
A SalesFarm pode te ajudar a escalar as suas vendas sem nenhuma preocupação.
Somos uma empresa reconhecida no mercado por ajudar diversas empresas renomadas a tornar suas vendas escaláveis. Por isso, não perca mais tempo e venha alavancar o rendimento do seu empreendimento com a SalesFarm.
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