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Roleplay: o que é e como aplicar

Conheça essa técnica que vai ajudar no recrutamento do vendedor além de desenvolvê-lo e capacitá-lo após a contratação

Roleplay de vendas


Para uma equipe alcançar a alta performance é indispensável ter uma estrutura de treinamento e capacitação.


Aprendizado contínuo em vendas é benéfico tanto para empresa como para o colaborador, por isso, o Roleplay está aí para aperfeiçoar as habilidades do vendedor.


A prática do Roleplay auxilia no desenvolvimento das técnicas de vendas. Além disso, pode ser aplicado em diversas estratégias de integração como o Onboarding e Ramp Up.


Nesse artigo, você irá descobrir o que é Roleplay e como aplicar na sua operação comercial. Continue a leitura até o final!


O que é Roleplay?


Consiste em simular ou encenar um processo de venda para testar a competência técnica do vendedor ou com objetivo de aperfeiçoamento e atualização constante.


Aqui, você estará fortalecendo a musculatura do vendedor, na prática. O profissional de vendas poderá treinar os momentos mais difíceis da ligação com o cliente.


O papel do lead pode ser facilmente assumido pelo líder de vendas que irá trazer objeções reais que devem ser contornadas de forma habilidosa e técnica pelo vendedor. 


Também pode ser assumido por um vendedor da equipe que trará dores e dúvidas reais do cotidiano. 


O Roleplay objetiva desenvolver no profissional de vendas:


  • A capacidade de entender as dores do lead;
  • A habilidade de argumentar e contornar objeções;
  • A objetividade e assertividade na conversa;
  • Se a call foi bem sucedida (avançou no funil) ou não.


Você também pode gostar de conhecer:
E-book “Montando um time campeão de vendas”


Benefícios Roleplay.


Familiarizar com o processo: esse é um ótimo momento para o vendedor se familiarizar com o processo de vendas, pois é importante que haja padronização e alinhamento com todo o time, para que não fiquem pontas soltas no atendimento. 


Criar empatia:
a empatia é uma ferramenta poderosa na área de vendas. O vendedor deve exercitar a escuta ativa e compreender como o produto ou serviço pode resolver as dores que o lead possui.


Aprender a trabalhar sob pressão:
uma ligação com o lead pode ser considerado um momento desafiador para o vendedor, por isso, exercitar e praticar pode deixá-lo mais confortável para resolver objeções reais de forma calma, prática e objetiva.


Dominar o produto:
a técnica do Roleplay vai desenvolver o conhecimento do produto ou serviço. Vender envolve autoridade, ou seja, um time de alta performance domina todas as características e benefícios, além de saber exatamente como o produto irá solucionar os problemas do lead. 


Aprendizado contínuo:
tanto em vendas como em qualquer outra área, a capacidade de se manter atualizado em meio às mudanças é uma habilidade muito importante, por isso, seu vendedor deve procurar por técnicas para aprimorar seu conhecimento e aplicá-las nas suas negociações.


Tipos de Roleplay.


O Roleplay pode ser utilizado dentro de três estratégias de avaliação e desenvolvimento do profissional.


Processo seletivo:
em uma das etapas do processo seletivo é feita a simulação, o objetivo é validar as técnicas do candidato e certificar-se que o vendedor tem potencial para fazer parte do time de vendas.

Após a avaliação e caso seja contratado, vem o Onboarding e Ramp Up onde o vendedor terá oportunidade de aperfeiçoar ainda mais suas habilidades.


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Recrutamento e seleção, você está contratando os profissionais certos?

Onboarding: processo de integração entre o vendedor e a empresa. É fundamental para o colaborador ter esse primeiro contato com a cultura da empresa.


Nesse momento, o roleplay tem como principal intuito validar o conhecimento adquirido nos treinamentos - referentes ao produto e às dores do cliente. 


Ramp up:
trata-se do período em que o vendedor inicia na empresa até que ele esteja preparado para atingir 100% da meta de vendas


Nessa etapa, o roleplay tem como objetivo reforçar os principais pontos de dúvida e propor melhorias na abordagem e nos conhecimentos técnicos do vendedor. Moldando o seu conhecimento ao utilizado na venda.


Aqui, o Roleplay é utilizado para desenvolver as habilidades e treinar as partes mais desafiadoras da ligação. O objetivo é deixar o vendedor mais preparado e confiante para atingir 100% da meta.


Saiba como aplicar o Roleplay no seu negócio.


Você já sabe o que é Roleplay e os principais benefícios de ter essa técnica como aliado no desenvolvimento do seu time de vendas.


Antes de iniciar o Roleplay:


Defina como vai ser a dinâmica com a equipe:
antes de tudo, é necessário organizar como vai ser feita essa dinâmica. 


Selecione quem vai ser o mediador durante a prática do Roleplay, o mais comum é o próprio líder de vendas assumir esse papel, pois tem mais experiência, conhecimento de técnicas e será a pessoa perfeita para realizar o feedback.


Uma prática de team building com roleplay é que todos os membros do time apliquem feedbacks durante a daily. Para que todo o time também participe com insights, sugestões e dúvidas, assim exercitam o conhecimento sobre o produto e o processo de venda.

Identifique as principais fraquezas do vendedor:
para que a prática do Roleplay seja bem proveitosa, é necessário identificar antes as principais fraquezas do vendedor.


Essas fraquezas são oportunidades para serem trabalhadas e desenvolvidas durante a prática.


Alinhe com toda equipe:
esse é o momento de alinhar com toda a equipe como será a dinâmica, as regras, contexto da simulação e tempo de duração da prática.


É importante estabelecer de quanto em quanto tempo será feito essa avaliação, nós sugerimos realizar a dinâmica 1x ou 2x por semana de acordo com a necessidade do vendedor.


O tempo de duração pode variar para cada vendedor. No caso do BDR o Roleplay é mais rápido até 30 minutos, SDR leva um pouco de mais tempo até 45 minutos e o Closer pode chegar até 60 minutos de dinâmica.


Durante o Roleplay:


Agora que você já alinhou e definiu a dinâmica com toda a equipe, chegou o momento do Roleplay. 


Selecionamos 7 aspectos que devem ser avaliadas nesse momento:


  • O vendedor tem entrada confiante em suas calls?
  • Qual é a abordagem do vendedor? 
  • Como o vendedor se porta quando as coisas não acontecem conforme o esperado?
  • O vendedor aplica as técnicas necessárias? 
  • O vendedor sabe ultrapassar as objeções?
  • O vendedor conduz a negociação para o fechamento?
  • Qual é a postura do vendedor durante a ligação?


Após o Roleplay:


Após o Roleplay é o momento do
feedback com os vendedores, esse é um método de desenvolvimento importantíssimo para capacitar os talentos e melhorar o desempenho da equipe.


O feedback não serve apenas para apontar erros, mas também para reforçar pontos fortes e encontrar maneiras de aprimorar ainda mais o que já está sendo bem feito.


Durante o Roleplay, faça um roteiro de avaliação do profissional com as informações necessárias e observe como foi o desempenho do vendedor durante a call de acordo com os requisitos que você estabeleceu como técnica, discurso e postura.


Busque sempre ressaltar pontos de melhorias e faça sugestões reais para serem empregadas no discurso de vendas dele.


Defina tarefas de melhorias que o vendedor precisa executar até o próximo Roleplay.


Esse é um guia para você estruturar seu próprio treinamento de Roleplay.


Nós da SalesFarm temos o Roleplay como parte da nossa rotina. Temos um time especializado, o
Sales Enablement, que faz esse treinamento com as equipes. Utilizamos o Roleplay com nossos vendedores parceiros nas empresas cujas operações comerciais foram terceirizadas pela SalesFarm (Outsourcing).


Além disso, é uma etapa do nosso processo seletivo dentro do
Sales Recruiting, o nosso serviço especializado em recrutamento e seleção de profissionais da área de vendas.






A SalesFarm pode te ajudar a escalar as suas vendas sem nenhuma preocupação.

Somos uma empresa reconhecida no mercado por ajudar diversas empresas renomadas a tornar suas vendas escaláveis. Por isso, não perca mais tempo e venha alavancar o rendimento do seu empreendimento com a SalesFarm.

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