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Metas de vendas: como definir e vender mais 

Mude o rumo da sua operação aplicando as metas certas

Meta de vendas: como definir e vender mais com inside sales

Não é novidade para ninguém que todo time de vendas precisa ter metas definidas, afinal quem não sabe onde quer chegar, nunca chegará em lugar nenhum.

E não é isso que você quer para sua empresa, certo?

Nesse artigo vou compartilhar um aprendizado meu de anos de operação, que é algo muito simples, mas muito negligenciado nas operações.

Sempre comece de trás para frente. 


Mas, o que é que isso quer dizer? 


É simplesmente definir a sua capacidade de vendas, ou seja, definir a estrutura operacional que você terá, e ela é diretamente proporcional à definição de objetivos que você tem para sua operação.


Defina a receita a ser gerada


A primeira coisa a se fazer é definir o quanto de receita você quer gerar, qual o resultado você quer ter ao longo de um período, seja ele seis meses ou um ano.


O importante é entender o ponto em que você está e onde você quer chegar, é ter definição clara de objetivos para você estruturar esse time. 


Estabeleça seu objetivo, quanto você quer gerar de receita recorrente ao longo de um ano? Esse é um número que você precisa definir. Depois de definido você irá subtrair esse valor pela receita que você já tem. Se você vende recorrência essa forma se aplica perfeitamente. 


A partir daí, você já sabe qual o tamanho do time que você precisa.


Capacidade de vendas e definição de metas


Agora vou te mostrar como definir a sua capacidade de vendas, que consequentemente, irá definir sua estrutura de time.

Imagine que você tenha que vender R$9 mil por mês com uma equipe de 3 vendedores, em média os vendedores, nesse modelo, têm o ticket médio de R$300,00 e um vendedor em média faz 10 contratos por mês. 


Essa é uma meta razoável, pense que na definição de meta você tem vários ensinamentos importantes, ela precisa ser factível e precisa ser desafiadora, então defina sua meta com maestria. Se você já tem referências é ainda mais fácil, mas se você não tem referências é preciso validar isso antes de definir a sua operação.


Definição de metas de vendas


Nesse exemplo, um vendedor faz R$3 mil de MRR por mês. Logo, se você tem que vender R$9 mil, de quantos vendedores você irá precisar? Aqui você precisará de três vendedores para gerar os R$9 mil de receita.

Nesse cenário, eu projetei que se cada vendedor fizer R$3 mil por mês, ao longo de 12 meses você terá exatamente os R$700 mil que precisa, pois essa conta é exponencial. 


Bom, já entendemos que você precisa ter três vendedores e que cada um vende em média 10 contratos, o que gera R$3 mil de receita recorrente por mês. 


E é aqui que a mágica acontece, se você for montar uma operação que ela é escalável e que você vai especializar seu time, você precisa de três taxas importantes. 


Taxa de conversão


A primeira delas é a taxa de fechamento, em outras palavras, a sua taxa de conversão. Se você não tem essa taxa definida, eu vou te dar uma referência, a taxa que você vai usar é de 20%, ou seja, numa operação complexa um vendedor precisa performar pelo menos a 20%.


Vamos supor que o seu vendedor tem uma taxa de 20%, para ele fechar 10 contratos com essa taxa de conversão, para quantos clientes ele tem que apresentar por mês? Assim, você chega até o número de reuniões que ele precisa fazer, que são em média 60, na prática daria 12 mensais, mas existe o fator de risco, então para fechar 10 contratos você tem que garantir que esse vendedor faça 10 reuniões por mês. 


Taxa de no-show


Bom, mas para ele fazer 10 reuniões por mês, quantas você precisa agendar para ele? E aí, vem uma outra taxa importante, que é a taxa de no-show — taxa de leads que não irão comparecer à reunião agendada. 


Para que ele tenha 60 reuniões, você terá que agendar 120 reuniões, porque a taxa média de no show é 50%, ou seja, metade das reuniões que você agendar não vão comparecer, os clientes vão faltar por algum motivo, e chamamos isso de taxa de no-show.


Então agora você já sabe a meta do seu time de pré-vendas, se para realizar 60 reuniões você tem que ter 120 agendadas, o seu pré-vendas precisa agendar por Closer, 120 reuniões.


SAL (Sales Accepted Lead)


Sales Accepted Lead são leads aceito por vendas, ou seja, quando o pré-vendas recebe esses leads eles validam com base na SLA entre marketing e vendas.


Essa verificação ocorre para evitar que sejam contabilizado leads que estão com dados errados, seja por erro do marketing ou do próprio lead em responder o formulário com dados inválidos.


Fazer essa conta é fundamental para você estruturar sua operação, e independentemente se você tem uma empresa que vende receita recorrente ou não, todos precisam começar de trás para frente.


4 indicadores essenciais para acompanhar seu time de vendas Inside Sales


Duração do seu ciclo de vendas:

Essa é uma das métricas mais importantes que o seu time comercial precisar ter para reduzir o ciclo de vendas.


Afinal, quanto mais tempo entre o primeiro contato e a compra, mais dinheiro será gasto e mais esforço será aplicado pelo time de vendas, mas é importante lembrar que nem todo ciclo de vendas poderá ser curto, já que alguns produtos ou serviços demandam um tempo maior.


Lifetime Value:


Essa é uma das métricas mais famosas entre os times comerciais. Aqui é possível entender o quanto, em média, seu cliente pode gastar com seu negócio durante todo o relacionamento com ele.


A intenção sempre vai ser elevar o Lifetime Value da empresa, e pode ser dado por meio de upsell e cross sell, além de trabalhar para aumentar o ticket médio.


Ligações ou e-mails por vendedor:


Essa é uma métrica muito comum, mas merece atenção. Vendedores precisam atingir os objetivos relacionados aos contatos que fazem com os leads. O indicador em questão geralmente está ligado à meta de venda, ou seja, quanto mais ligações e e-mails feitos, melhor.


Vendas por vendedor:

Essa é clássica mas não podemos deixar de citar, lembrando que elas precisam ser realistas e assim conseguir mensurar a capacidade de cada um dos seus vendedores.


A partir desses resultados é possível personalizar as metas individuais e por características da operação.




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