Não é novidade para ninguém que todo time de vendas precisa ter metas definidas, afinal quem não sabe onde quer chegar, nunca chegará em lugar nenhum.
E não é isso que você quer para sua empresa, certo?
Nesse artigo vou compartilhar um aprendizado meu de anos de operação, que é algo muito simples, mas muito negligenciado nas operações.
Sempre comece de trás para frente.
Mas, o que é que isso quer dizer?
É simplesmente definir a sua capacidade de vendas, ou seja, definir a estrutura operacional que você terá, e ela é diretamente proporcional à definição de objetivos que você tem para sua operação.
A primeira coisa a se fazer é definir o quanto de receita você quer gerar, qual o resultado você quer ter ao longo de um período, seja ele seis meses ou um ano.
O importante é entender o ponto em que você está e onde você quer chegar, é ter definição clara de objetivos para você estruturar esse time.
Estabeleça seu objetivo, quanto você quer gerar de receita recorrente ao longo de um ano? Esse é um número que você precisa definir. Depois de definido você irá subtrair esse valor pela receita que você já tem. Se você vende recorrência essa forma se aplica perfeitamente.
A partir daí, você já sabe qual o tamanho do time que você precisa.
Agora vou te mostrar como definir a sua capacidade de vendas, que consequentemente, irá definir sua estrutura de time.
Imagine que você tenha que vender R$9 mil por mês com uma equipe de 3 vendedores, em média os vendedores, nesse modelo, têm o ticket médio de R$300,00 e um vendedor em média faz 10 contratos por mês.
Essa é uma meta razoável, pense que na definição de meta você tem vários ensinamentos importantes, ela precisa ser factível e precisa ser desafiadora, então defina sua meta com maestria. Se você já tem referências é ainda mais fácil, mas se você não tem referências é preciso validar isso antes de definir a sua operação.
Nesse exemplo, um vendedor faz R$3 mil de MRR por mês. Logo, se você tem que vender R$9 mil, de quantos vendedores você irá precisar? Aqui você precisará de três vendedores para gerar os R$9 mil de receita.
Nesse cenário, eu projetei que se cada vendedor fizer R$3 mil por mês, ao longo de 12 meses você terá exatamente os R$700 mil que precisa, pois essa conta é exponencial.
Bom, já entendemos que você precisa ter três vendedores e que cada um vende em média 10 contratos, o que gera R$3 mil de receita recorrente por mês.
E é aqui que a mágica acontece, se você for montar uma operação que ela é escalável e que você vai especializar seu time, você precisa de três taxas importantes.
A primeira delas é a taxa de fechamento, em outras palavras, a sua taxa de conversão. Se você não tem essa taxa definida, eu vou te dar uma referência, a taxa que você vai usar é de 20%, ou seja, numa operação complexa um vendedor precisa performar pelo menos a 20%.
Vamos supor que o seu vendedor tem uma taxa de 20%, para ele fechar 10 contratos com essa taxa de conversão, para quantos clientes ele tem que apresentar por mês? Assim, você chega até o número de reuniões que ele precisa fazer, que são em média 60, na prática daria 12 mensais, mas existe o fator de risco, então para fechar 10 contratos você tem que garantir que esse vendedor faça 10 reuniões por mês.
Bom, mas para ele fazer 10 reuniões por mês, quantas você precisa agendar para ele? E aí, vem uma outra taxa importante, que é a taxa de no-show — taxa de leads que não irão comparecer à reunião agendada.
Para que ele tenha 60 reuniões, você terá que agendar 120 reuniões, porque a taxa média de no show é 50%, ou seja, metade das reuniões que você agendar não vão comparecer, os clientes vão faltar por algum motivo, e chamamos isso de taxa de no-show.
Então agora você já sabe a meta do seu time de pré-vendas, se para realizar 60 reuniões você tem que ter 120 agendadas, o seu pré-vendas precisa agendar por Closer, 120 reuniões.
Sales Accepted Lead são leads aceito por vendas, ou seja, quando o pré-vendas recebe esses leads eles validam com base na SLA entre marketing e vendas.
Essa verificação ocorre para evitar que sejam contabilizado leads que estão com dados errados, seja por erro do marketing ou do próprio lead em responder o formulário com dados inválidos.
Fazer essa conta é fundamental para você estruturar sua operação, e independentemente se você tem uma empresa que vende receita recorrente ou não, todos precisam começar de trás para frente.
Essa é uma das métricas mais importantes que o seu time comercial precisar ter para reduzir o ciclo de vendas.
Afinal, quanto mais tempo entre o primeiro contato e a compra, mais dinheiro será gasto e mais esforço será aplicado pelo time de vendas, mas é importante lembrar que nem todo ciclo de vendas poderá ser curto, já que alguns produtos ou serviços demandam um tempo maior.
Essa é uma das métricas mais famosas entre os times comerciais. Aqui é possível entender o quanto, em média, seu cliente pode gastar com seu negócio durante todo o relacionamento com ele.
A intenção sempre vai ser elevar o Lifetime Value da empresa, e pode ser dado por meio de upsell e cross sell, além de trabalhar para aumentar o ticket médio.
Essa é uma métrica muito comum, mas merece atenção. Vendedores precisam atingir os objetivos relacionados aos contatos que fazem com os leads. O indicador em questão geralmente está ligado à meta de venda, ou seja, quanto mais ligações e e-mails feitos, melhor.
Essa é clássica mas não podemos deixar de citar, lembrando que elas precisam ser realistas e assim conseguir mensurar a capacidade de cada um dos seus vendedores.
A partir desses resultados é possível personalizar as metas individuais e por características da operação.
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