Hoje em dia, uma das dores dos grandes empresários é conseguir traçar o perfil do profissional que quer contratar. Parece fácil, porque a maioria descreve exatamente as demandas que serão realizadas e quais domínios técnicos o candidato deve ter. Porém, mesmo assim, alguns ainda se frustram com os resultados obtidos.
Isso acontece, porque nem todos enxergam a necessidade de analisar o candidato além das informações que estão escritas no currículo. Afinal, além de saber realizar as atividades, também é preciso ser visto como as demandas serão encaradas. Para isso, é necessário separar as habilidades entre hard e soft skills.
Antes de separá-las nas duas categorias citadas acima, é preciso compreender o que são habilidades. No dicionário, indica a qualidade de uma pessoa hábil sobre alguma determinada atividade. Mas podemos ir mais a fundo que isso.
Quando falamos de habilidades, podemos associar rapidamente sobre capacidade. Então pense da seguinte forma: você tem o conhecimento de técnicas de vendas, mas como realizá-la?
Através dessa reflexão, você descobre que tem a habilidade de persuasão no discurso e empatia. Logo, seu atendimento será humanizado, diferente do profissional que só possui a habilidade de técnicas, mas não sabe como persuadir e nem consegue se colocar no lugar do cliente. Conclui-se que você tem dois tipos de habilidades: hard e soft skills.
Agora que você entende o que são habilidades, vamos aprender a diferenciá-las entre essas duas categorias.
As hard skills são todas aquelas que você deve colocar no currículo. Ou seja, qualquer habilidade técnica que pode ser comprovada por um diploma ou certificado.
Já as soft skills são as habilidades comportamentais. Geralmente não são inseridas no currículo, mas são perceptíveis e comprovadas pela sua forma de agir em situações diversas ou rotineiras.
Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn em 2019, foi confirmado que 86% dos empresários dizem que as contratações ruins geralmente carecem de soft skills.
Isso ocorre, porque as hard skills só são bem aproveitadas quando acompanhadas de habilidades comportamentais que se encaixem perfeitamente no perfil do cargo da empresa. Caso o candidato não as tenha, ele não conseguirá desempenhar uma alta performance.
Além disso, as soft skills podem ser nutridas cada vez mais. Assim como as técnicas são aprendidas, o desenvolvimento comportamental também pode ser realizado através de feedbacks e colaborações na equipe.
Como você pôde ler anteriormente, uma habilidade precisa estar em ligação com a outra, já que elas trabalham em conjunto. Então não adianta priorizar apenas um tipo na hora de determinar o perfil do cargo.
É aconselhável começar pelas atividades que serão realizadas, então, trace as hard skills. Após a lista ser montada, você pode começar a associar como as demandas devem ser realizadas; qual comportamento o profissional precisa ter para concluir essas tarefas com alta performance?
Com esse questionamento, você poderá listar quais são as soft skills que você espera que o candidato tenha.
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