Uma empresa que visa o sucesso sempre sabe onde quer chegar, quais objetivos quer alcançar. Entretanto, uma grande dificuldade que é compartilhada pelos empresários e gestores é saber qual é o melhor caminho para chegar nessa meta em questão.
Por isso, é utilizado um Plano de Ação. Nesse artigo, explicaremos o que é essa ferramenta e o quanto ela pode ser importante para a jornada de uma operação.
Plano de Ação é uma forma de organizar e alinhar a metodologia com a realização dos objetivos estabelecidos para a equipe. Dessa maneira, é possível enxergar com maior clareza o caminho e como as atividades serão feitas por um certo período de tempo.
Apesar de ser simples e fácil de aplicar, independente do método escolhido, essa ferramenta é poderosa. Através dela, as habilidades da equipe serão visadas e úteis no processo de alcançar o objetivo determinado, além do mais, os pontos fracos também terão uma atenção maior, podendo ter melhorias ou ser descartados de vez.
Geralmente, o Plano de Ação é desenhado em uma planilha ou um documento dividido em tópicos, de forma que todo planejamento seja de fácil entendimento e dinâmico.
O gestor tem um leque de opções quando se trata de escolher um Plano de Ação para aplicar no processo da sua equipe. Ele deve escolher o método que melhor se encaixa na metodologia e adaptação do grupo.
Veja agora três modelos de Plano de Ação que podem surtir grandes efeitos positivos no seu time de vendas.
O Plano de Ação 5W2H consiste em ajudar a equipe ou o indivíduo a montar uma estratégia de forma eficaz, facilitando que os detalhes sejam esclarecidos o máximo possível. Essa ferramenta obriga o gestor a pensar em todos os tópicos que farão parte do planejamento.
O 5W2H é dividido em sete perguntas-chaves. Veja abaixo:
É aconselhável utilizar essa ferramenta no formato de planilha, podendo filtrar por cada pergunta, evitando uma bagunça ou perda de informações.
Já o método SWOT ou FOFA visa analisar os pontos de uma estratégia, afunilando possibilidades e encontrando o caminho mais adequado para que a equipe siga e chegue ao objetivo.
A matriz SWOT é dividida em quatro quadrantes:
Através dessa ferramenta, o gestor anotará cada tópico em um quadrante. Quando finalizado, ele poderá analisar quais estratégias podem ser feitas, quais quadrantes poderão ser cruzados e qual será o caminho mais adequado para alcançar o objetivo de forma certeira.
O PDCA também é uma ferramenta simples, mas que faz o gestor enxergar todo o processo da estratégia. O ideal é utilizá-lo em conjunto com outro Plano de Ação citado acima.
Essa metodologia é dividida em quatro etapas, veja:
Como dito anteriormente, um Plano de Ação é uma ferramenta simples e poderosa para o gestor. Então, para organizar a estratégia, ele precisa só alinhar tudo que será necessário fazer. Independente da metodologia escolhida, qualquer plano de ação precisa:
Todo plano deve ter um objetivo ou meta definido. Não adianta querer definir atividades que devem ser realizadas se não tiver um motivo plausível para isso. Dessa forma, a operação só andará em círculos.
O gestor deve descobrir onde ele e sua equipe querem chegar. Após ter isso definido, é necessário esclarecer qual será o novo desafio para o time comercial e tirar as dúvidas dos colaboradores. O plano de ação deve ser iniciado apenas quando tudo estiver alinhado com os envolvidos.
Todos nós temos habilidades que se destacam, principalmente quando trata-se de uma equipe. O gestor deve fazer a divisão de tarefas com isso ao seu favor.
Ele precisará analisar quais são os pontos fortes e fracos de cada um, e a partir disso, distribuir o que cada um irá fazer ao longo do plano de ação.
Ter atenção à produtividade com as atividades é fundamental para a eficácia do Plano de Ação. Logo, não adianta exigir rapidez em alguma tarefa que demande mais tempo e paciência.
O gestor deve dividir os maiores deveres em subtarefas. Dessa forma, ele conseguirá acompanhar até mesmo o desenvolvimento de cada atividade e, possivelmente, poderá evitar falhas.
As entregas serem feitas no prazo estabelecido são fundamentais para que o Plano de Ação seja cumprido em um certo período.
O gestor vai analisar e definir os prazos de acordo com as habilidades do colaborador, dificuldade e o tamanho da atividade. Não vale estabelecer uma data limite que não seja coerente com o que é pedido.
Além de alcançar a meta desejada, o plano de ação tem como objetivo aperfeiçoar a performance da equipe. Por isso, o gestor deve acompanhar todo o processo e analisá-lo assim que for finalizado.
A partir das respostas que serão dadas através do plano de ação, ele já pode partir para o próximo, visando em acrescentar as melhorias que foram encontradas na atividade que foi recém encerrada.
Com a realização de um Plano de Ação, o processo e a equipe poderão ter grandes vantagens, como:
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