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Turnover: o que é, tipos e como calcular

Conheça esse importante indicador para a gestão da sua empresa e aprenda a calcular

Conhecer essa métrica e realizar o acompanhamento é fundamental para a gestão de uma empresa, pois com esse dado é possível identificar possíveis déficits da instituição.


Altos índices de Turnover podem indicar grandes complicações para a empresa que deve buscar soluções para reduzir.


Nesse artigo, você irá descobrir o que é Turnover, conhecer os 4 tipos de Turnover e como calcular. Continue a leitura até o final!


O que é Turnover?


Turnover é um indicador para medir a rotatividade de funcionários dentro de uma empresa.


Nesse indicador é calculado quantos funcionários deixaram a empresa em determinado período de tempo. Resumidamente, avalia a rotatividade dos colaboradores.


Logo, podemos afirmar que uma empresa que tem uma alta taxa de Turnover possui uma alta rotatividade de funcionários.


Esse indicador deve ser acompanhado de perto, apenas assim é possível encontrar possíveis falhas e promover ações para reduzir.


Tipos de Turnover


O funcionário pode deixar a empresa por uma série de fatores. Existem diferentes causas que podem levar a saída do contratado. Continue a leitura para descobrir.


Turnover voluntário: como seu próprio nome sugere, ocorre de forma voluntária, ou seja, o próprio funcionário decide encerrar seu vínculo com a instituição.


Uma alta rotatividade voluntária pode revelar problemas na cultura organizacional e também indicar um ambiente hostil e pouco harmonioso.


Pode ocorrer por falta de boa liderança, ausência de plano de carreira e/ou devido a uma nova proposta de emprego. 


Turnover involuntário: ao contrário do turnover voluntário, aqui a empresa toma a atitude de desligar o funcionário.


Os principais motivos para desencadear tal atitude podem ser a baixa produtividade, falta de aderência com a vaga e/ou o comportamento inadequado. 


Nesse caso, o alto índice de rotatividade pode indicar a falta de uma boa estratégia de recrutamento, falta de mapeamento do perfil comportamental para a vaga, incompatibilidade com a cultura da empresa e problemas financeiros da empresa.


Turnover funcional: nesse caso, o próprio colaborador pede o desligamento por não estar satisfeito, além de apresentar baixa produtividade.


Esse tipo de desligamento é vantajoso para empresa, pois o funcionário decide deixar a empresa por não apresentar bom rendimento.


Por se tratar de uma decisão do funcionário, a empresa não terá que arcar com os encargos trabalhistas resultantes da demissão.


Turnover disfuncional: por fim, o Turnover disfuncional ocorre quando um funcionário de alto desempenho, que tem total aderência com a vaga e fit cultural, pede demissão. 


Nesse exemplo, quem perde é a empresa pois não foi capaz de reter esse talento. Assim como no exemplo anterior, a empresa não terá que arcar com encargos trabalhistas, pois a decisão foi do colaborador. 


Essa situação revela a incapacidade da empresa de reter seus talentos, além disso, pode estar ligado à falta de uma boa liderança, ambiente de trabalho pouco harmonioso e remuneração pouco atraente. 

Como calcular Turnover?


Agora que você sabe o que é Turnover e conhece os 4 tipos, aprenda como calcular essa taxa.

Esse é um cálculo bastante simples, você precisa saber a quantidade de funcionários que foram contratados e a quantidade que foi demitida em determinado período de tempo. 


Com essas informações em mãos, você vai somar esses números e dividir por 2. Após isso, divida pelo total de funcionários na empresa e multiplique por 100 o resultado anterior.

Como evitar o Turnover nas equipes de vendas?


As causas do Turnover são diversas e uma coisa é certa: você deve buscar ter a taxa o mais baixa possível. 

Sabendo da importância de ter um índice baixo de Turnover, separamos 3 formas de evitar tal rotatividade de funcionários. 


1. Tenha um processo seletivo estratégico: esse é o primeiro passo para evitar altas taxas de Turnover. Ter um processo seletivo bem estruturado te auxiliará a contratar os melhores talentos para sua empresa.

Se sua empresa tiver um bom processo seletivo, é possível evitar contratações com perfis incompatíveis e sem fit cultural que podem vir a causar tal rotatividade. O processo seletivo deve estar aliado a técnicas e ferramentas de recrutamento.


Um processo seletivo bem aplicado conta com testes comportamentais e roleplay que podem ajudar sua empresa a encontrar o funcionário ideal.


Você também pode gostar de conhecer: Recrutamento e seleção, você está contratando os profissionais certos?



2. Aplique o Feedback: todo profissional tem o desejo de crescer e se desenvolver na sua respectiva área. Para que isso aconteça, é fundamental ter uma boa liderança e a aplicação de feedback. Caso contrário, o colaborador pode se frustrar por não se sentir valorizado. 


O
feedback é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento das equipes e profissionais. Essa prática deve fazer parte da rotina da equipe, além de fortalecer a relação entre líder e liderado também favorece a empresa a manter um bom alinhamento. 


3. Promova treinamento e capacitação: de nada adianta contratar os melhores profissionais se eles não forem estimulados ao aprendizado contínuo.

Elabore e estruture o Onboarding dos novos colaboradores, com treinamentos e instruções que façam ele se desenvolver como profissional.


Com a SalesFarm você pode ter os melhores talentos na sua equipe!


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