O feedback é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento das equipes, seu objetivo é aperfeiçoar habilidades e identificar as fraquezas.
Como posso ajudar no desenvolvimento da minha equipe?
Essa é uma pergunta frequente dos empresários. Certamente aprender as técnicas do feedback pode ser seu aliado para alcançar o melhor desempenho da sua equipe e o crescimento da empresa.
Seu objetivo é identificar as falhas e explorar suas qualidades, ou seja, o que prejudica o desempenho da empresa precisa ser melhorado, mudado e suas qualidades devem ser mais exploradas.
O feedback é fundamental para o amadurecimento da equipe e da empresa.
Funciona como uma via de mão dupla. Essa técnica é boa para o liderado que recebe o feedback porque tem a oportunidade de mudar, além de ser bom para empresa contribuindo com o crescimento do negócio.
Se você ainda não utiliza feedback na sua gestão, está na hora de analisar a possibilidade de começar a aplicar.
Nesse artigo, você irá prender dicas de feedback e como utilizar a técnica SCI - Situação, Comportamento e Impacto. Continue a leitura até o final!
Feedback é uma ferramenta de melhoria da equipe que ajuda no crescimento do profissional e também da empresa.
Quando bem aplicado, ele passa a ser uma oportunidade de mudar para melhor.
O intuito é trazer uma avaliação sobre seu desempenho nas atividades realizadas e estimular uma melhoria.
O feedback veio para ajudar o colaborador a crescer e se desenvolver, mas se engana quem pensa que é só chegar e começar a falar o que acha sobre o colaborador.
Seja cauteloso! Para ter bons resultados, precisa ser oferecido de forma amigável para não desencadear um efeito contrário, já que a intenção não é diminuir o colaborador e sim motivá-lo a ser melhor.
Outro ponto de atenção é que o feedback não tem que ser apenas uma prática top-down(de cima para baixo), mas também botton-up (de baixo para cima). Ou seja, da mesma forma que o gestor dá um feedback ao colaborador, o contrário também pode ocorrer.
Aqui na Sales Farm não acreditamos que exista feedback positivo ou negativo. Pensar que existe feedback positivo ou negativo vai contra a cultura do feedback.
Essa prática deve ser vista como um presente, pois esse retorno te dá a oportunidade de olhar para uma área que você nunca tinha dado atenção antes.
Ao receber tal devolutiva, você está recebendo a oportunidade de melhorar, de avaliar a sua postura e comportamento, por isso que nós acreditamos que é um presente. Esse presente visa o aprendizado individual e coletivo.
A avaliação de feedback deixa o colaborador ciente sobre quais os pontos ele precisa mudar e quais qualidades ele pode explorar mais.
Fica claro ao colaborador o que a empresa espera dele como profissional.
A relação de confiança entre líder e liderado fica ainda mais firme com práticas de feedback.
Caso o feedback seja aplicado de forma honesta e sincera aumenta a confiança entre a equipe.
Sua equipe se sente segura para receber seu feedback, pois sabe que não será tendencioso e está visando o desenvolvimento de todos como profissional.
O feedback promove transparência, pois esse exercício estimula a sinceridade e honestidade entre todos os integrantes da equipe e empresa.
Como resultado, encontramos empresas com ambientes mais harmoniosos e agradáveis.
Esse é o sonho de todo empresário: equipe mais produtiva e engajada.
Aumenta o desempenho de toda equipe, pois contribui para o desenvolvimento individual e coletivo, visto que é dado a possibilidade de identificar suas forças e fraquezas.
É possível desenvolver novas habilidades no seus colaboradores por meio do feedback.
Identificar quais hábitos e comportamentos que seus colaboradores estão praticando que estão atrapalhando o resultado da sua empresa te dá o caminho de quais são as habilidades que precisam ser desenvolvidas.
Comunicação: seja claro e objetivo ao dar o feedback, não faça rodeios! Vá direto ao ponto.
Também é importante certificar-se que ficou claro para o colaborador o objetivo da conversa e quais são as mudanças esperadas.
Sem julgamento: o objetivo do seu feedback nunca será ofender ou julgar seu colaborador.
Precisa ser aplicada com técnica, por exemplo, com SCI (situação, comportamento e impacto).
Ouça: permita ao seu colaborador falar o ponto de vista dele, feedback não é monólogo.
Seja imparcial: esse não é o momento de fazer críticas ao comportamento do colaborador na vida pessoal.
Nunca exponha seu colaborador: reserve um momento para dar o feedback, jamais dê um feedback na frente dos demais integrantes da equipe. Além de antiético, será constrangedor para todos.
Tenha empatia: se coloque no lugar do outro, essa prática é fundamental para que não gere um distanciamento entre você e seu liderado. Você se colocando no lugar do outro evitará ser ríspido e irá prezar pelo respeito.
Desenvolvido pelo grupo The Center for Creative Leadership, o feedback SCI é composto por três passos: situação, comportamento e impacto. Trazendo um discurso claro, não-violento e baseado no comportamento.
Vale lembrar: é importante que você peça permissão para a pessoa antes de dar o feedback, assim já diminui a tensão inicial do ouvinte.
Para começar, é preciso que a pessoa saiba e reconheça qual é a situação, por isso, é essencial que você analise o contexto que gerou o feedback, dando detalhes de como e onde ocorreu.
Exemplos:
“Hoje de manhã, na reunião, enquanto eu falava (quando e onde)...”
“Na segunda-feira, (quando) quando estávamos na sala de descompressão (onde)...”.
Nessa etapa, você precisa descrever o comportamento que a pessoa teve na situação mencionada, é importante que você isole o comportamento que está sendo avaliado, aponte algo específico que a pessoa fez e não comportamentos genéricos.
Os elementos que precisam conter na sua fala são: quem? o que?
Lembre-se também de fazer o mínimo de julgamento possível e descrever apenas o que você presenciou.
Exemplos:
“...você (quem) ficou mexendo no celular (o que)…”
“...você (quem) foi grossa comigo (o que)...”.
Por último, mostre qual foi o impacto ou a consequência que o comportamento trouxe naquela situação específica para você, para o time ou para a empresa.
Deixe claro que essa é a sua percepção, deixando assim o discurso mais justo.
Exemplos:
“... e eu me senti desrespeitado, além de que as informações que eu estava passando eram importantes para o andamento do projeto”
“... e eu fiquei muito chateada com a situação, principalmente porque estávamos acompanhados de toda a equipe.”
É importante lembrar que, durante o final da conversa, você pode induzir o colaborador a buscar uma solução para o problema e perguntar: “o que podemos fazer para evitar situações como essa?”.
Exemplo 1:
“Hoje de manhã na reunião enquanto eu falava (quando e onde) você (quem) ficou mexendo no celular (o que) e eu me senti desrespeitado (consequência), além de que as informações que eu estava passando eram importantes para o andamento do projeto.”
Exemplo 2:
“Na segunda-feira, (quando) quando estávamos na sala de descompressão, (onde) você (quem) foi grossa comigo (o que) e eu fiquei muito chateada com a situação (consequência), principalmente porque estávamos acompanhados de toda a equipe.”
O feedback SCI é extremamente relevante para as empresas porque faz parte de uma cultura organizacional sólida, além de agregar os valores positivos que as organizações devem compartilhar com todo o time.
Você já sabe todas as etapas para dar feedback, chegou a hora de implementá-lo!
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