De acordo com a pesquisa da Sales Hacker (2018), 65% dos vendedores passam a maior parte do tempo em atividades que não estão relacionadas a vendas. Isso ocorre devido os ladrões da nossa atenção, como mídias sociais, entretenimentos diversos ou até mesmo demandas que deveriam ser exercidas por outras pessoas, o que gera uma perda de tempo por horas, dias e semanas de trabalho.
Se o seu ambiente de trabalho tem uma cultura voltada a resultados, você já deve ter escutado o quão importante é a gestão de tempo e produtividade na sua rotina.
A gestão de tempo está ligada a técnicas e práticas que irão te ajudar a otimizar suas atividades e processos, consequentemente tendo um aumento da sua produtividade, se realizada uma boa gestão.
Apesar de ser uma prática bem conhecida e dita com frequência em ambientes de trabalho, é pouca realizada pelos colaboradores. A pesquisa realizada pela Development.com (2021) aponta que 82% das pessoas do mundo não têm um sistema de gerenciamento de tempo dedicado. É um número preocupante, visto que, para alcançar níveis de produtividade cada vez melhores, é fundamental saber organizar e priorizar suas demandas de forma inteligente.
Agora que você já sabe como é importante ter uma boa gestão do tempo e como esse fator acarreta na sua produtividade, vamos te apresentar 8 dicas essenciais para gerir melhor seu tempo e aumentar sua produtividade.
A gestão de tempo não começa pelo planejamento, mas pela análise. Não adianta criar uma agenda que você não conseguirá cumprir, isso só gerará frustração e falta de produtividade.
Observe e anote todas atividades da sua rotina e veja em quanto tempo você consegue realizá-las individualmente. A partir desses resultados, você pode partir para o planejamento da sua gestão de tempo.
A primeira dica sobre o planejamento é separar quais serão suas metas diárias e semanais. Além disso, também estabeleça os prazos para criar o cronograma. Assim, você finalmente conseguirá definir quais tarefas serão executadas através do grau de importância e urgência de cada uma no próximo passo.
Depois de ter suas metas definidas e as atividades que serão executadas, chegou a hora de priorizar essas demandas. Por isso, é importante que você entenda quais são as tarefas mais relevantes (exige planejamento e geralmente levam mais tempo para serem executadas) e quais são as tarefas urgentes (exige atenção imediata para atender prazos).
Você pode realizar essa etapa através da Matriz Eisenhower, também conhecida como o Princípio da Decisão de Eisenhower. Essa ferramenta foi criada justamente para você conseguir enxergar com clareza suas demandas e não antepor aquelas que podem ser realizadas em outro momento, sem urgência.
Para aplicá-la, crie os seguintes quadrantes:
Mas lembre-se, essa matriz deve ser atualizada constantemente, no intuito de você manter a gestão de tempo como um hábito.
Gerenciar seu tempo não significa que é apenas um planejamento individual e Matriz Eisenhower comprova isso. Se não for importante, mas continua exigindo urgência, dê a chance de outros vendedores da equipe realizarem a tarefa.
É importante saber
delegar as tarefas para as pessoas certas, descentralizando processos que não precisam da sua intervenção direta, mas garantindo que a demanda seja realizada com eficácia.
É importante adotar o uso de ferramentas de gestão de tarefas, que podem ser física, como agenda, quadro de anotações, ou virtuais, como planilhas, ou plataformas especializadas, por exemplo:
O objetivo é que você acompanhe quais são atividades que precisam ser realizadas e seus prazos.
De nada adianta preparar tudo em cima da hora. A sua organização deve ser realizada no dia anterior com calma. Quando preparamos a agenda alguns minutos antes de iniciar a rotina, tendemos a esquecer algum detalhe importante ou até mesmo de priorizar o que não deve.
Prepare-se para ser disciplinado e aplicar a gestão de tempo com antecedência.
A organização está diretamente relacionada à produtividade, pois muitas vezes precisamos de recursos, ferramentas e até mesmo arquivos para realizar atividades específicas. Portanto, é importante manter o espaço de trabalho, seja físico ou virtual, limpo e organizado para facilitar a realização das tarefas.
Ao adaptar sua rotina com Gestão de Tempo, você terá a grata surpresa de perceber alguns benefícios aderidos na vida pessoal e profissional. Podemos citar alguns, como:
É primordial que a gestão de tempo faça parte da sua rotina como prioridade de melhorar a sua produtividade e qualidade de vida. Sendo aplicada corretamente, a técnica só levará você para uma produtividade ativa e alta performance.
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