Hoje em dia, se ouve muito falar no tal feedback e como ele pode proporcionar um ambiente de trabalho melhor. Mas você realmente já parou para pensar nesse tipo de cultura e como ela pode beneficiar sua empresa e seus colaboradores? Você pode pensar que pode ser mais um papo de coach ou algo do tipo, mas não, a cultura de feedback é uma realidade e possui várias vantagens.
É essencial ouvir os colaboradores da sua empresa, e para isso foi criado o que chamamos de cultura de feedback. Para entender a origem da palavra cultura vem do termo em latim colere, que significa cuidar, cultivar e crescer. A partir desse princípio, cultura então seria algo que sua empresa e os colaboradores alocados deveriam cultivar diariamente, dentro do ambiente de trabalho, se esforçando para sempre cuidar e crescer. Já o feedback está diretamente relacionado a um retorno sobre determinada ação ou tarefa.
Juntando esses dois conceitos, a cultura de feedback é algo desenvolvido dentro do ambiente corporativo, motivando sempre os colaboradores e gestores a sempre darem um retorno sobre qualquer ação ou atividade desenvolvida. Colaborando sempre um constante diálogo entre gestores e colaboradores, aplicando críticas e/ou elogios.
Depois de entender o que é essa cultura, você deve estar se perguntando: Mas para que eu vou implementar essa cultura dentro da minha empresa?
Adotar a cultura de feedback influenciará diretamente no clima organizacional da sua empresa, tornando um ambiente mais colaborativo, mais aberto ao diálogo e voltado ao aperfeiçoamento. A partir do feedback o colaborador entenderá mais sobre como está o desempenho do seu trabalho em comparação ao que lhe é esperado, alinhando as expectativas com as de seus gestores.
Muitos gestores ao invés de aplicar o feedback, acabam que de maneira errônea, fazem críticas destrutivas, apontando culpados para determinadas situações, isso só vai gerar mais insatisfação entre seus colaboradores, deixando-os desmotivados e infelizes, e assim por consequência promovendo um clima organizacional ruim. Já o feedback usa técnicas corretas, como o do SCI (Situação, comportamento e impacto), para que sejam mais eficazes, provocando mudanças positivas.
A cultura de feedback aplicada e implementada da forma correta, evitará a famosa fofoca de corredor. A fofoca entre os colaboradores só prejudicará ainda mais sua empresa, se o ambiente não for aberto ao diálogo, isso é prejudicial para o clima organizacional.
Quando não existe a possibilidade do diálogo, sendo assim uma via de mão dupla, de gestor para colaborador e de colaborador para gestor, é gerada a fofoca. É essencial que seja desenvolvida a cultura e que seja cultivada diariamente, para que isso não aconteça, ser aberto é um dos principais pontos para que essa cultura se desenvolva.
Possibilita um ambiente mais colaborativo, mantendo os colaboradores mais confiantes e seguros de ajudar, tendo assim, uma maior troca com o próximo. Sentido mais a vontade de opinar, dar idéias e tirar dúvidas uns com os outros.
Quando a comunicação é assertiva e aberta a diálogos, as fofocas acabam. Evitando conflitos e que algum colaborador se sinta ameaçado, excluído ou perseguido por outros. Tendo assim uma comunicação mais objetiva e direta.
Feedback é uma grande ferramenta de impulsionamento. Através dela é possível motivar os colaboradores a sempre darem o melhor de si. É de extrema importância que os colaboradores e gestores enxerguem o feedback como um presente, sendo ele uma forma de orientação no seu trabalho. O feedback também fortalece o amadurecimento profissional, fazendo o colaborador aprender a ficar de frente com as suas próprias dificuldades, que talvez não consiga enxergar.
Ambientes colaborativos geram melhores resultados. A cultura de feedback pode mudar completamente o ambiente de trabalho, tornando-os mais motivados, a empresa e os colaboradores se sentem mais engajados e mais leves. Portanto, colaboradores mais motivados e produtivos geram mais lucros para a empresa.
Desenvolvido pelo grupo The Center for Creative Leadership, o feedback SCI tem como seus pilares: situação, comportamento e impacto. Trazendo um discurso claro, não-violento e baseado no comportamento.
Antes de mais nada, é importante que você peça permissão para a pessoa antes de dar o feedback, assim já diminui a tensão inicial do ouvinte.
Para começar, é preciso que a pessoa saiba e reconheça qual é a situação, por isso é essencial que você delimite o contexto que gerou o feedback, dando detalhes de como e onde ocorreu.
Exemplos:
“Hoje de manhã na reunião enquanto eu falava (quando e onde)...” ou “Na segunda-feira (quando) quando estávamos na sala de descompressão (onde)...”.
Nessa etapa você precisa descrever o comportamento que a pessoa teve na situação mencionada, é importante que você isole o comportamento que está sendo avaliado, aponte algo específico que a pessoa fez e não comportamentos genéricos. Os elementos que precisam conter na sua fala são: quem? o que?
Lembre-se também de fazer o mínimo de julgamento possível e descrever apenas o que você presenciou, fofoca não é feedback.
Exemplos:
“...você (quem) ficou mexendo no celular (o que)…” ou “...você (quem) foi grossa comigo (o que)...”.
Por último, mostre qual foi o impacto ou a consequência que o comportamento trouxe naquela situação específica para você, para o time ou para a empresa. Deixe claro que essa é a sua percepção, deixando assim o discurso mais justo.
Exemplos:
“... e eu me senti desrespeitado, além de que as informações que eu estava passando eram importantes para o andamento do projeto” ou “... e eu fiquei muito chateada com a situação, principalmente porque estávamos acompanhados de toda a equipe.”
É importante lembrar que, durante o final da conversa, você pode induzir o colaborador a buscar uma solução para o problema e perguntar: “o que podemos fazer para evitar situações como essa?”.
“Hoje de manhã na reunião enquanto eu falava (quando e onde) você (quem) ficou mexendo no celular (o que) e eu me senti desrespeitado (consequência), além de que as informações que eu estava passando eram importantes para o andamento do projeto.”
“Na segunda-feira (quando) quando estávamos na sala de descompressão (onde) você (quem) foi grossa comigo (o que) e eu fiquei muito chateada com a situação (consequência), principalmente porque estávamos acompanhados de toda a equipe.”
O feedback SCI é extremamente relevante para as empresas porque faz parte de uma cultura organizacional sólida, além de agregar os valores positivos que as organizações devem compartilhar com todo o time.