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Ramp up de vendas: o que é e a importância dentro da operação comercial

Entenda como essa estratégia pode mudar a adaptação de um vendedor recém contratado

ramp up inside sales

Essa estratégia serve para reter e adaptar os novos vendedores de forma progressiva.


Sabemos que em empresas cujas equipes não possuem programas de incentivos, benefícios, capacitação e treinamento pode acabar se tornando frequente a rotatividade dos vendedores.


Acredito que esse não seja o seu caso. Mesmo assim, é necessário compreender a necessidade de uma estrutura de ramp up dos vendedores.


Nesse artigo, você irá descobrir o que é Ramp Up de Vendedores e sua importância dentro de uma máquina de vendas. Continue a leitura até o final!

 

O que é Ramp up de vendas?


O ramp up de vendas começa após o onboarding, trata-se do período em que o vendedor inicia na empresa até que ele esteja preparado para atingir 100% da meta de vendas. Esse é um indicador que você precisa estar atento após a contratação.
 
O objetivo é definir metas mais atingíveis e aumentar gradativamente até que ele esteja pronto para encarar a mesma dos demais vendedores. 
 
Resumidamente o vendedor irá trabalhar com metas parciais nos primeiros meses até que esteja totalmente integrado, capacitado e treinado.
 

Importância Ramp up de vendas


São inúmeras vantagens para seu negócio implementar o Ramp up de vendas, selecionei as principais:


O Ramp up de vendas é capaz de estimular o
desenvolvimento do recém contratado. Desta forma, os novos vendedores estarão aptos a atingir 100% da meta de vendas.


Além disso, o ramp up é capaz de manter o time mais
unido e provoca interação entre os novos vendedores e os que têm mais tempo de casa.


Também é possível
reduzir a rotatividade dos vendedores e aumentar a retenção dos talentos com a implementação do Ramp Up de vendas, pois possibilita aos vendedores desenvolver suas habilidades.


Você também pode gostar de conhecer: 
E-book “20 perguntas para fazer ao candidato no processo seletivo"


Aspectos fundamentais do Ramp up de vendas


Se você já entendeu o conceito do Ramp Up de vendas e a sua importância para o funcionamento da máquina de vendas, chegou a hora de descobrir algumas boas práticas na estrutura do seu Ramp Up.


Onboarding: Elabore e estruture o Onboarding dos novos colaboradores, com treinamentos e instruções que sejam sempre replicáveis para quando novos vendedores adentrarem seu time. O processo de onboarding é essencial!


Mentoria com vendedores com mais experiência: Coloque o novo vendedor para se relacionar com vendedores que já tenham mais experiência na sua operação. Assim, ele irá se espelhar e aprender com aqueles que já passaram por desafios anteriores, ganhando tempo. 


Role play: Consiste em simular uma venda com seu vendedor, ou seja, treinar o seu vendedor na prática. Trata-se de uma simulação de venda de verdade que necessite de aperfeiçoamento e atualização constante.


PDI: Essa prática é muito relevante para o desenvolvimento do vendedor, trata-se de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Para elaborar esse PDI é necessário definir qual o objetivo. Mapeie as competências que devem ser trabalhadas, elabore um plano de ação com as ações, prazos e resultados esperados.


Conheça o artigo: Playbook de vendas o que é e como montar para seu negócio.



Ramp up de vendas na prática


Suponhamos que o tempo de Ramp Up é de 4 meses. Logo, nesse período, a meta de ser distribuída.


1º mês:  a meta deve representar 10% da meta total, pois no início da contratação, o vendedor deve receber muito treinamento, passar por Roleplay, ter conhecimento do playbook de vendas etc. Aos poucos, esse vendedor construirá o seu conhecimento no negócio, nicho e produto.


2º mês: nesse período, podemos aumentar para 50% da meta total. No segundo mês, ele já está adaptado às atividades rotineiras, tem conhecimento das ferramentas de trabalho com o CRM e as etapas do funil de vendas.


3º mês: seu vendedor está quase pronto. A maioria das Skills necessárias foram desenvolvidas e aperfeiçoadas, agora estará apto para trabalhar com 80% da meta. Porém, em alguns casos podemos encontrar vendedores performando 100% da meta nesse período. Isso pode variar de acordo com uma série de fatores que devem ser analisados individualmente. 


4º mês: agora seu vendedor está preparado para encarar 100% da meta. Nesse período de ramp up ele conseguiu treinar habilidades necessárias e até dominar técnicas de vendas para operar com 100% da meta.


meta inside sales


Existem algumas variáveis que você deve considerar no momento de definir o tempo do Ramp Up do seu negócio como tempo médio de duração de uma venda, nível de complexidade do seu produto, tempo de experiência do vendedor (júnior, pleno ou sênior). O tempo de ramp up de vendas deve ser definido de acordo com uma série de características do seu negócio. Ou seja, não é um padrão que deve ser replicado. Esse exemplo é para ilustrar o tempo médio de ramp up e como deve ser distribuída a meta. 



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