Seu negócio não vai crescer de uma hora para a outra e você precisa entender isso. Não existe uma mágica milagrosa que vai mudar o rumo do jogo. Mas sim, é possível transformar seu time em vendedores de alta performance, e isso se faz aplicando as técnicas e métodos corretos.
Sabe qual o maior fertilizante para vendas? Processo! É com ele que você vai fazer seu negócio crescer.
Vamos pensar o seu negócio como uma planta: o que você precisa fazer para ela crescer? Regar na medida correta, plantar no período certo, fertilizar com o produto certo e colher na hora certa. Além de ficar de olho que durante o processo de crescimento, podem surgir algumas pragas e você deve saber diagnosticá-las e tratá-las.
Nesse artigo vou te falar sobre os principais pilares da produtividade da sua operação comercial: funil de vendas e CRM.
Resumindo, o funil de vendas é uma representação do caminho que o cliente percorre até a conversão e CRM é a ferramenta que irá te auxiliar a organizar isso.
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O funil de vendas é basicamente o que a maioria dos gestores conhecem como jornada do cliente. Ele se inicia a partir do momento em que o cliente entra em contato pela primeira vez com a empresa até o momento da conversão ou não um negócio.
O funil é cada etapa da venda, contendo micro marcos que determinam em que estágio do funil ele está.
O topo do seu funil de vendas é o primeiro contato com a sua empresa. Nessa etapa o seu prospect está buscando informações.
É muito importante fortalecer a presença online da sua empresa. Tenha um blog, aumente a visibilidade nas redes sociais, faça anúncios, entre outros. O importante é que você mantenha seu público atraído e engajado com a sua marca.
Esse é o momento de mover seu lead de etapa, seu prospect é um lead.
Entregue as informações específicas para essa etapa tirando suas principais dúvidas e buscando nutrir com conteúdos relevantes para essa fase. De qualquer forma, o importante é fazer com que os seus leads tenham objeções quebradas, seja por conteúdo nas redes sociais, email, ligação e etc.
Nessa fase seu lead já adquiriu todas as informações que precisava e seu time sabe o que ele está procurando, esse é o momento de quebrar as objeções e utilizar gatilhos mentais que levem ao fechamento.
Reconhecer onde estão as maiores oportunidades é muito importante para o seu negócio e evitar esforços desnecessários em lugares do funil que não converteram de fato.
Existem duas principais partes do funil que são comuns de direcionar os seus esforços, mas elas possuem desafios diferentes que são no início e no final do funil.
No início, você precisa incentivar de alguma forma que o seu lead continue percorrendo o restante do funil e no final você precisa fazer com ele tenha a tomada de decisão de contratar o seu serviço.
Os leads que estão no início demoram muitas das vezes, a se conscientizar do problema e ir à frente para a contratação da sua solução.
No fundo do funil, você precisa fazer ele entender que o seu produto é o certo para ele e conquistar o tão esperado sim.
Aqui é importante a sua equipe de vendas estar atenta aos melhores leads, dessa forma evitando perda de tempo com leads não qualificados e que não estão prontos para seguir a jornada de compra.
O seu cliente não pode ficar à deriva no seu funil, é necessário que o seu time comercial entre em contato com ele.
É fundamental para a produtividade da equipe ter um sistema de CRM como aliado. A partir do primeiro contato já é possível filtrar os leads que estão mais qualificados e prontos para adquirir a sua solução.
Esse é um sistema eficiente que uma vez aplicado dentro do processo, o vendedor irá melhorar sua produtividade e desempenho além de oferecer um melhor atendimento ao cliente.
CRM, Customer relationship management, que na tradução direta significa gestão de relacionamento com o cliente, é normalmente um sistema que permite registrar e organizar de forma fácil, todo o histórico e processos que o cliente teve com um vendedor.
Esse sistema possibilita o registro de todas interações que o cliente teve ao longo de uma venda com um vendedor, além de reunir informações como nome, CPF, número telefônico, e-mail e etc.
Em um sistema de CRM é possível organizar seu funil de vendas, dessa forma ficará mais fácil ter um controle dos seus leads e em qual etapa eles se encontram.
O seu vendedor precisa saber quais informações são necessárias para fazer o cliente seguir em cada etapa da jornada de compra e quais são as informações importantes que ele deve saber.
Saiba a hora certa de mover o seu lead de etapa e entregar as informações que são específicas de cada etapa, caso isso não ocorra, o seu lead pode ficar sobrecarregado com a quantidade de informações e desistir da compra.
Você precisa entender onde estão os maiores gargalos, analisando as etapas do seu funil, calcule as taxas de conversão. A partir disso é possível identificar falhas e aprimorá-las, aplicando correções, seja em técnicas melhores ou em ferramentas que vão ajudar a você.
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Veja alguns dados que comprovam a eficácia do CRM:
Maior produtividade: um funil bem estruturado te possibilita medir a produtividade e desempenho da equipe, com o CRM você acompanha a evolução do seus vendedores além de conseguir identificar quais são os maiores gaps e oportunidades para replicar com toda equipe.
Melhor gestão do tempo: a equipe fica mais focada e você consegue acompanhar o que está sendo feito por cada vendedor para alcançar as metas. Com o funil você consegue acompanhar o status de cada lead, é possível entender o motivo dele não ter passado para o próximo estágio.
Evita esforços desnecessários:
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funil de vendas dá maior previsibilidade, assim sua equipe sabe exatamente onde dedicar tempo e seus esforços.
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Essa área é responsável por todo suporte em ferramentas para que os processos funcionem corretamente e de forma padronizada para melhorar a produtividade da sua operação.
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