Layout do blog

Onboarding comercial: saiba como estruturar esse sistema na sua empresa

Descubra a importância da integração de novos funcionários

Onboarding Comercial

É de extrema importância fornecer uma estrutura de treinamento e capacitação apropriada para todos do seu time. 

 

Assim é possível manter o ponto essencial de um time de alta performance: uniformidade e constância de resultados.

 

Um dos primeiros passos é estruturar o onboarding, ou seja, elaborar um sistema de onboarding do seu time, com treinamentos e instruções que sejam sempre replicáveis para quando novos vendedores adentrarem seu time. 

 

Primeiramente, é preciso definir qual será o cronograma e quanto tempo durará esse onboarding dependendo da sua urgência. 

 

Defina o conteúdo a ser ensinado!


Separe quais serão os conteúdos com antecedência e quais profissionais que irão apresentá-los. Avalie o conhecimento para observar a uniformidade entre o seu time, faça NPS de satisfação, entre outros.


Sobre a empresa: 


Explicar quem são, as áreas, valores e cultura. 


Sobre os processos: 


Explicar processos, CRM, rotinas, remuneração, metas e entre outros. 


Sobre vendas: 


Explicar técnicas de vendas, introduzir Inside Sales, técnicas de negociação, persuasão, avaliação e etc. 


Sobre o mercado: 


Explicar como funciona, concorrência, contextualizar tudo que envolve seu negócio. 


Sobre o produto: 


Como funciona, problema, solução, técnico e avaliação.

 

Sobre materiais: 


Matriz de qualificação, pitch de vendas, matriz de objeções, precificação e entre outros. 


Ramp Up


O período de Ramp Up, que acontece logo após o Onboarding, consiste em estabelecer metas mais palpáveis, aumentando gradativamente, até ele ser capaz de operar 100%.

 

Separamos aqui estão algumas dicas sobre o Ramp Up:


Adote a mentoria de vendedores antigos: 


Coloque ele para se relacionar com vendedores que já tem experiência na sua operação, assim ele irá se espelhar em vendedores com mais tempo de mercado. 


Faça Roles Plays: 


Consiste em simular uma venda no seu vendedor, ou seja, treinar o seu vendedor na prática.


Tenha um PDI: 


É muito importante ter um plano de desenvolvimento pessoal (PDI), para obter dados daquele vendedor, observando quais melhorias podem ser realizadas.


O que é Role Play?


Simulação ou encenação de um evento real, que remete a uma situação cotidiana, geralmente repetitiva, e que necessite de aperfeiçoamento e atualização constante.

 

Playbook x Role Play


Playbook é o material feito para auxiliar o vendedor nos seus deveres e conhecimentos dentro da empresa em que trabalha.


Já o Role Play é a atividade realizada para verificar como está o vendedor na prática, até mesmo em momentos difíceis nas ligações com o cliente.


Tipos de Role Plays


Candidatos:


Simulação para compreender se o candidato tem boa técnica e potencial para fazer parte do time de vendas.


Vendedores Internos:


Simulação para treinar a equipe e estimular o desenvolvimento de melhoria de cada vendedor.


Questões que devem ser avaliadas:


  • Ele tem entrado confiante em suas calls?
  • Qual é a abordagem do vendedor?
  • Como ele se porta quando perde um lead ou quando as coisas não acontecem conforme o esperado?
  • O vendedor está usando mais ou menos técnicas?
  • O vendedor sabe ultrapassar as objeções?
  • O vendedor conduz a negociação para o fechamento?
  • Qual é a postura do vendedor durante a atividade?


A ideia é que a prática leva a perfeição!


O que é PDI?


O PDI, Plano de Desenvolvimento Individual, é um compromisso com o desenvolvimento do seu time. É um plano que reúne diversas ações a serem tomadas para que os colaboradores da sua empresa conquistem certo objetivo por meio do desenvolvimento pessoal e profissional.


Passo a passo para compartilhar com o seu time: 


1. Crie seus desafios


2. Se conheça melhor através de reflexões

  • #1 Como funcionam as minhas ações?
  • #2 O que me traz felicidade?
  • #3 O que os outros pensam sobre mim?
  • #4 Quais são minhas forças? E minhas fraquezas?
  • #5 Qual é o seu maior objetivo de vida?


3. Linha da vida

Quais foram os momentos mais marcantes da sua vida? Faça uma lista, em ordem cronológica, de momentos e pessoas importantes que causaram impacto sobre quem você é hoje.


4. Roda da vida

Avalie de 1 a 10 cada área 


  • Educação
  • Família
  • Carreira
  • Finanças
  • Saúde
  • Amor
  • Cultura
  • Espiritualidade


Agora é colocar em prática e estruturar a área de onboarding da sua empresa.


Leia mais conteúdos gratuitos!
home office recrutamento e seleção
Por Karoline Oliveira 15 jun., 2023
O trabalho remoto, tornou-se uma realidade para muitas empresas e profissionais. Sabendo disso, é fundamental entender o cenário atual e adotar novas estratégias de gestão
Recrutamento e seleção
Por Karoline Oliveira 11 mai., 2023
Aprenda como estruturar um processo seletivo eficaz para atrair e selecionar os melhores candidatos para suas vagas.
previsibilidade vendas inside sales
Por Karoline Oliveira 12 abr., 2023
A previsibilidade é um aspecto crucial para qualquer empresa que busque crescer e se destacar em seu mercado
Escalar vendas inside sales
Por Karoline Oliveira 30 mar., 2023
Aprenda o que é Escalar Vendas e como essa estratégia pode aumentar o volume de vendas da sua empresa de forma eficiente e sustentável
Hard e Soft Skills: conheça os tipos de habilidades
Por Isabella Lutz 23 mar., 2023
Para contratar alguém, é preciso traçar as habilidades e diferenciais dessa vaga. Conheça agora quais são os tipos de skills e como escolhê-las para cada cargo.
Como aumentar a produtividade da equipe
Por Karoline Oliveira 16 mar., 2023
Descubra ações que podem aumentar o desempenho do seu time comercial
Exibir mais
Share by: