É de extrema importância fornecer uma estrutura de treinamento e capacitação apropriada para todos do seu time.
Assim é possível manter o ponto essencial de um time de alta performance: uniformidade e constância de resultados.
Um dos primeiros passos é estruturar o onboarding, ou seja, elaborar um sistema de onboarding do seu time, com treinamentos e instruções que sejam sempre replicáveis para quando novos vendedores adentrarem seu time.
Primeiramente, é preciso definir qual será o cronograma e quanto tempo durará esse onboarding dependendo da sua urgência.
Separe quais serão os conteúdos com antecedência e quais profissionais que irão apresentá-los. Avalie o conhecimento para observar a uniformidade entre o seu time, faça NPS de satisfação, entre outros.
Explicar quem são, as áreas, valores e cultura.
Explicar processos, CRM, rotinas, remuneração, metas e entre outros.
Explicar técnicas de vendas, introduzir Inside Sales, técnicas de negociação, persuasão, avaliação e etc.
Explicar como funciona, concorrência, contextualizar tudo que envolve seu negócio.
Como funciona, problema, solução, técnico e avaliação.
Matriz de qualificação, pitch de vendas, matriz de objeções, precificação e entre outros.
O período de Ramp Up, que acontece logo após o Onboarding, consiste em estabelecer metas mais palpáveis, aumentando gradativamente, até ele ser capaz de operar 100%.
Separamos aqui estão algumas dicas sobre o Ramp Up:
Coloque ele para se relacionar com vendedores que já tem experiência na sua operação, assim ele irá se espelhar em vendedores com mais tempo de mercado.
Consiste em simular uma venda no seu vendedor, ou seja, treinar o seu vendedor na prática.
É muito importante ter um plano de desenvolvimento pessoal (PDI), para obter dados daquele vendedor, observando quais melhorias podem ser realizadas.
Simulação ou encenação de um evento real, que remete a uma situação cotidiana, geralmente repetitiva, e que necessite de aperfeiçoamento e atualização constante.
Playbook é o material feito para auxiliar o vendedor nos seus deveres e conhecimentos dentro da empresa em que trabalha.
Já o Role Play é a atividade realizada para verificar como está o vendedor na prática, até mesmo em momentos difíceis nas ligações com o cliente.
Simulação para compreender se o candidato tem boa técnica e potencial para fazer parte do time de vendas.
Simulação para treinar a equipe e estimular o desenvolvimento de melhoria de cada vendedor.
A ideia é que a prática leva a perfeição!
O PDI, Plano de Desenvolvimento Individual, é um compromisso com o desenvolvimento do seu time. É um plano que reúne diversas ações a serem tomadas para que os colaboradores da sua empresa conquistem certo objetivo por meio do desenvolvimento pessoal e profissional.
Quais foram os momentos mais marcantes da sua vida? Faça uma lista, em ordem cronológica, de momentos e pessoas importantes que causaram impacto sobre quem você é hoje.
Avalie de 1 a 10 cada área
Agora é colocar em prática e estruturar a área de onboarding da sua empresa.