A carreira na área comercial é um tanto desafiadora. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, saber como se tornar um vendedor pode te levar longe e fazer com que você ganhe remunerações incríveis. Já que quanto mais se vende, mais se ganha devido às comissões.
São diversas técnicas para se aprender a persuadir e, claro, encantar o seu cliente. Além disso, também é preciso conhecer todas as técnicas para quando o consumidor apresenta uma objeção na venda. Dessa forma, você poderá contorná-la encontrando a dor desse cliente e gerando mais uma venda satisfatória.
Então, para entender tudo o que está por trás daquele vendedor nato que você tanto admira, realizamos um guia básico para você também iniciar na área comercial.
Vale lembrar que é preciso de atualizações constantes em seu conhecimento para aprimorar e conhecer ainda mais técnicas sobre como se tornar um vendedor.
Para ser um vendedor, o primeiro passo é saber sobre a sua empresa e o que você venderá. Estude bastante sobre quais são os benefícios e valores que é possível encontrar ao adquirir a solução em questão. Afinal, se o cliente sentir sua insegurança, a negociação vai por água abaixo.
Além de dominar sobre sua empresa e produto, você também precisa conhecer bem o seu mercado de concorrentes. Assim, você pode utilizar os diferenciais de sua empresa e produto como argumento de diferenciação na hora da venda, mostrando porque vale a pena comprar com você e não com o concorrente.
Não deixe para preparar sua rotina poucos minutos antes de dar início ao horário comercial. Procure se preparar com antecedência de, pelo menos, um dia. Isso te ajudará a ter foco e aumentar a sua produtividade. Outra maneira de preparação é buscar o hábito de aplicar a gestão de tempo.
A venda começa quando você consegue obter acesso ao cliente. Isso se conquista através da abordagem.
Ao falar a primeira vez com o cliente, você precisa demonstrar uma postura atrativa. Afinal, a atenção dele pode ser conquistada ou perdida nos primeiros segundos da comunicação.
Para ter uma boa abordagem, você precisa:
Ao entrar na área comercial para se tornar um vendedor, você precisará ser muito observador com seus clientes. Pois muito do que eles falam ou agem, entrega informações valiosas sobre seus gostos e necessidades. Assim, você pode utilizar essas informações para criar as suas argumentações de vendas, garantindo ainda mais potencial a você.
Você também precisa compreender quem é o cliente dentro da negociação. Não necessariamente ele será o usuário ou o pagante. Veja os perfis de clientes que podem existir na hora da venda:
Cada produto é feito para um tipo de público. Então, cabe ao vendedor conseguir identificar qual é a melhor solução para o consumidor que está sendo atendido no momento.
Para realizar essa identificação de maneira rápida e eficaz, é necessário utilizar métodos que exigem perguntas investigativas, como o
SPIN Selling. Dessa forma, você poderá encontrar facilmente a necessidade do cliente e qual será o melhor produto ou serviço para resolver o caso dele.
Esse é um momento importante na negociação, uma vez que você está vendendo uma solução que pode mudar a vida do cliente de maneira positiva.
Para realizar uma demonstração de sucesso e quebrar as objeções antes mesmo delas surgirem, você precisa explicar o que é a solução através de três elementos:
Se você apresenta esses três pilares com clareza e objetividade, o cliente terá menos chances de dúvidas e o desejo de comprar o seu produto ou serviço irá aumentar.
Um bom vendedor é aquele que não aceita o primeiro não como resposta. Ele encara como uma objeção que pode ser ultrapassada.
Afinal, se o cliente foi atrás do seu produto, é porque ele possui uma necessidade. Então, cabe ao vendedor descobrir a real dor do cliente para utilizar isso como argumento de venda.
Mesmo que o cliente continue dando desculpas, o vendedor precisa entender o real motivo, pois os primeiros obstáculos não são o real motivo do não fechamento.
A venda não termina após o cliente fechar a compra, mesmo que isso seja o que boa parte do mercado acredita.
Preservar o relacionamento com o cliente que já conhece seu produto é a forma de garantir mais um negócio, uma vez que é mais fácil vender para quem já está conquistado do que alguém completamente desconhecido para a empresa.
Mantenha sua carteira de clientes ativa e nutrida. Envie novidades, ofereça suporte e encontre maneiras de manter ele ativo nas compras da sua organização.
Além disso, o cliente também pode assumir o posto de promoter da sua marca. Se ele confia no seu produto, há chances de que sua empresa seja indicada para conhecidos e familiares.
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Inside Sales com o Gustavo Malavota:
Então, agora que você já sabe por onde começar e quais são os passos a serem dados para iniciar a sua carreira, que tal conferir nossas oportunidades?
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