O perfil desse profissional é o do clássico vendedor. Sempre persuasivo e capaz de contornar as objeções que ainda impendem o cliente de fechar a venda.
Também conhecido como Sales Ops, tem como significado o planejamento das operações e vendas. O profissional de Sales Ops é o guardião dos processos e de todos os fluxos dentro da área comercial, cuida também dessa parte de ferramentas e indicadores.
Esta operação é a função que auxilia os Heads de Vendas no plano estratégico e tático de uma corporação, ao “minerar” métricas e montar os melhores KPIs a serem analisados dia a dia.
O colaborador que trabalha na área tem o domínio de todas as ferramentas que passam pela área comercial. Pode ser um CRM, ferramentas de e-mail marketing, ferramentas de comunicação com cliente ou qualquer outra tecnologia que o time usa.
Algumas operações dessa mesma atividade são feitas por gestores comerciais e até pelo próprio vendedor. O papel do Sales Ops vem para tirar das costas desses profissionais toda essa parte de suporte de vendas para construir uma operação melhor com mais eficiência, proporcionando melhor experiência para os clientes.
O papel do Sales Ops é deixar o vendedor com o maior tempo possível para falar com o lead e que os líderes tenham mais tempo para tomar decisões estratégicas.
Cada função vai exigir um tipo de perfil, características chaves que são necessárias para aquela pessoa designar o que a função demanda.
Existem várias maneiras de saber se um vendedor preenche as características de uma função.
Uma das formas é através da análises de comportamento como “DISC”, que permite identificar traços do comportamento que são predominantes daquele indivíduo.
Através dessas análises é possível selecionar a pessoa que possui os atributos ideais para aquele tipo de função.
Separei aqui brevemente os principais perfis de cada função em vendas presentes na sua operação comercial para que você já possa identificar no seu time e escalar corretamente seus vendedores no que eles são melhores.
Perfil caçador que abre portas, persistente e resiliente na prospecção de clientes. Tem maior facilidade nas etapas iniciais da venda, desde a mineração até a conexão com os leads.
Esse profissional não atuará tão bem nas etapas de demonstração e fechamento, podendo perder negócios se colocado com essa função.
Perfil mais negociador e persuasivo. Esse profissional lida bem com a etapa de negociação e é muito mais produtivo fechando negócios.
Esse profissional normalmente não será bom nas etapas de prospecção, podendo não ter resiliência, perdendo a motivação realizando esse trabalho.
Perfil fazendeiro, de quem cultiva o relacionamento com o cliente. Não é o tipo de vendedor que faz venda de impacto, portanto são profissionais que atuam cuidando da carteira de clientes já conquistados.
Esse profissional não performará bem na venda de impacto, pois prioriza e cultiva manter relacionamento.
A SalesFarm tem uma operação de headhunters, especializada em contratação de vendedores, pronta para recrutar os melhores talentos para sua equipe.
Com o Sales Recruiting, você não precisa se preocupar em montar o processo de Recrutamento & Seleção, porque nós fazemos isso pela sua empresa!
O nosso objetivo é tornar seu time dos sonhos em realidade.