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Churn: o que é e como calcular essa taxa na sua operação comercial 

Descubra como calcular esse indicador fundamental para medir sucesso do seu negócio

churn inside sales

Você sabe qual a taxa de churn no seu negócio?


Saber quantos clientes cancelaram seus serviços em determinado período de tempo é essencial para medir o sucesso da sua empresa.


Não é só de novos clientes que o negócio vive, além de conquistar novos clientes, você também deve entender o motivo de perder clientes que já fazem parte da sua base.


Essa métrica revela o percentual de clientes perdidos em determinado período de tempo.


Todo negócio precisa acompanhar a taxa de churn para melhorar seu desempenho, além de buscar soluções que reduzam essa taxa.
 

O que é Taxa de Churn?


Taxa de churn ou taxa de cancelamento é a métrica responsável por medir a quantidade de clientes que cancelam em determinado período de tempo.


Dentro das operações comerciais é normal ver esforços para atrair mais clientes para a sua base, porém, fica evidente que, além de buscar por novos clientes, é fundamental que existam esforços para mantê-los.



Se você é uma empresa que trabalha com mensalidade, contrato ou assinatura, ficará mais fácil acompanhar essa métrica.


Mesmo que não haja mensalidade ou contrato é possível realizar um cálculo para entender essa perda de clientes ao longo do tempo. 


Digamos que você tem um serviço por assinatura e em determinado momento os clientes começam a cancelar. Através do acompanhamento da taxa de churn você estará apto para mapear erros na operação e criar planos de ação capazes de reduzir essa taxa.


Você também pode gostar de conhecer: Estratégias para aumentar as vendas da sua empresa

 

Como calcular a taxa de Churn?


Para calcular a taxa de Churn, você precisa definir o período em que será analisado como mensal, trimestral, semestral ou anual. 


O cálculo é bem simples, basta dividir o total de clientes perdidos pelo total de clientes ativos no período determinado anteriormente. 


Taxa de Churn = clientes perdidos / clientes ativos x 100


Por exemplo, se durante o mês, seu negócio tem 100 clientes ativos e foram perdidos 3 clientes, isso representa 3% de taxa de churn. 


A taxa de churn deve ser acompanhada de perto, o objetivo de todo negócio é ter a taxa mais baixa possível.


Essa métrica é importante pois caso esteja alta, pode ser um indicador de que tem algo errado que precisa ser corrigido para que não comprometa a saúde do seu negócio.


churn inside sales

Provavelmente você deve estar se perguntando qual a taxa de churn média. Essa porcentagem varia muito de acordo com o segmento e nicho do seu negócio. Para empresas no modelo B2B, com contratos mais longos, essa taxa de Churn é menor em comparação aos modelos de negócios B2C. Em contratos com baixa ou nenhuma fidelidade, a taxa de churn é maior.


Porém, você pode concentrar os esforços para ter uma taxa de churn normal que seja inferior ao número de novos clientes conquistados no mesmo período.


Portanto, você precisa conquistar mais clientes do que perdê-los no período em análise. Caso seu negócio identifique que está perdendo mais clientes do que ganhando, você precisa entender o que está ocorrendo para haver tantos cancelamentos e pouca entrada de novos clientes.

 

Como reduzir a taxa de Churn?


Existe uma série de boas práticas que você pode adotar no seu negócio com o objetivo de reduzir essa taxa de churn. 


Atendimento ao cliente: focar seus esforços em um bom atendimento é fundamental para reduzir sua taxa de churn.


Além de um bom atendimento, ter um atendimento personalizado vai aumentar o seu número de clientes e retenção, no cenário atual os clientes não querem receber atendimentos robóticos e sem nenhuma personalização.


NPS: você precisa adotar políticas de feedback para saber o que seu cliente considera do seu produto / serviço pois é essencial para evitar o cancelamento do mesmo. Ouvi-lo para saber o que pode ser melhorado e buscar soluções pode ser um bom caminho.


Experiência do cliente: também conhecida como Customer Experience (CX), são as impressões que o consumidor tem da empresa, ou seja, a imagem que a marca passa para o seu público. Logo, se a organização estiver tendo sucesso com as vendas, quer dizer as expectativas do consumidor e o tratamento da empresa com o público estão alinhados.

 

  • 80% dos clientes afirmaram que mudariam para um concorrente após mais de uma experiência ruim. (Zendesk)
  • 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência do cliente. (Super Office)


Alinhe expectativas: Ter um bom alinhamento de expectativas com os novos clientes é fundamental para evitar frustrações que consequentemente levam a cancelamentos.


Criar grandes expectativas e não entregar aquilo que foi acordado certamente é a fórmula para perder o cliente, ou seja, alinhe expectativas e procure entregar além do que foi acordado assim seu cliente se manterá sempre satisfeito.


Agora é analisar o seu churn e realizar melhorias com o objetivo de ter a menor taxa possível.



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