Com a rejeição do cliente sobre o atendimento robótico dos vendedores, foi necessário analisar o que poderia ser mudado para melhorar a performance do profissional.
Visto as novas exigências do cliente, é possível perceber que muitos requisitos fazem parte da comunicação. Nesse artigo, você poderá conferir como melhorar a forma de conversar com o cliente e levá-lo para o fechamento da compra com sucesso.
O novo cliente deixou de ligar para profissionais que só mostram produtos e começaram a considerar a comunicação de quem atende ele. Isso prova, mais uma vez, que o diálogo com o consumidor é um dos pilares mais importantes para conseguir fechar uma venda.
Confira as características do que o cliente espera do vendedor de hoje:
Para melhorar sua comunicação com o cliente, é preciso revisitar alguns pontos importantes que podem estar faltando ou necessitando de melhorias.
Veja a seguir algumas características indispensáveis:
Atender como você gostaria de ser atendido é um ótimo conselho para compreender a necessidade da simpatia dentro do atendimento. Afinal, ninguém gosta de ser assistido por alguém que demonstra pouca vontade ou que quer se livrar do trabalho logo. A falta de simpatia desmotiva o cliente a comprar e só o afasta do fechamento.
Para ter o perfil do vendedor atencioso, você precisa praticar a empatia. Não existe forma melhor de compreender a dor do cliente do que se pôr no lugar dele. Então, seja aberto ao que ele te disser e não preste atenção somente no que você acha que pode te interessar em questões técnicas.
Quando perguntamos qualquer coisa ao cliente, temos a expectativa de que a resposta seja bem elaborada e que todas as informações sejam disponibilizadas facilmente. Entretanto, isso não ocorrerá se o vendedor não fizer um esforço.
Perguntas que gerem apenas respostas de “sim” ou “não” podem ser substituídas por questionamentos que permitem que a comunicação seja mais dinâmica e extensa.
Dessa forma, o vendedor mostrará ao cliente que está interessado em ajudá-lo e também conseguirá informações que são relevantes, eliminando qualquer possibilidade de improviso para encontrar a solução que a dor dele necessita.
Uma estratégia que pode te ajudar na comunicação, principalmente na possibilidade de fazer perguntas abertas, é o SPIN Selling.
Essa técnica não só te ajuda a conseguir respostas longas do cliente, como também faz com que ele sinta uma autonomia no atendimento, mesmo que o cliente seja guiado através das suas perguntas. Leia nosso artigo completo sobre
SPIN Selling.
Quer saber como o SPIN Selling surgiu? Assista o vídeo no nosso canal do Youtube.
Uma das interfaces da boa comunicação é a escuta ativa. Falar sobre as características e benefícios do que você vende é necessário, porém, mais do que isso, é preciso aprender a ouvir.
Se você fizer uma pergunta aberta ao cliente, espere ele concluir a resposta, sem interrupções. Isso demonstra atenção e gera confiança nele, uma vez que você está escutando verdadeiramente o que ele tem a dizer.
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