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FOLLOW-UP: Acompanhe seus leads para aumentar o número de vendas

Através desse processo, o vendedor entenderá que negociações de longo prazo têm maiores chances de sucesso

Realize um follow-up de sucesso

Quando falamos sobre vendas B2B, automaticamente incluímos o follow-up na conversa. Afinal, a negociação com outras empresas são mais complexas que as de varejo, já que os leads têm o costume de pedir mais tempo para pensar e nem sempre há uma abordagem presencial. 


Para isso, é necessário fazer o follow-up. Esse processo ajudará o vendedor a acompanhar o cliente em potencial até o momento de decisão. Entretanto, é essencial realizar um trabalho bem estratégico para que seja evitado o incômodo do consumidor. 


Nesse artigo, você entenderá como montar um bom processo de acompanhamento e realizá-lo de maneira que seu número de vendas aumente. 


O que é Follow-up?


Como o próprio termo em inglês já diz, o follow-up significa acompanhar. Como vimos anteriormente, é um processo que conduz o lead desde a primeira abordagem até o momento de decisão. 


O follow-up é mais popular no núcleo de vendedores Inside Sales e B2B, já que são profissionais que lidam com negociações de longo prazo. Então, o processo é realizado por etapas para que cada comunicação bem sucedida leve o lead ao fechamento da compra.


Por que o follow-up é importante?


Para compreender melhor como o processo de acompanhamento é útil e indispensável para o profissional de vendas, separamos algumas pesquisas que comprovam a necessidade do uso do follow-up:


  • Apenas 2% das vendas acontecem no primeiro contato (IRC Sales Solutions).
  • 60% dos clientes rejeitam ofertas quatro vezes antes de tomar uma decisão de compra (Invespcro).
  •  70% dos vendedores enviarão apenas um e-mail aos clientes em potencial. No entanto, mais e-mails podem ter 25% de chance de obter uma resposta (Zety).
  • O número ideal de mensagens de e-mail é cinco (Marketing Donut).
  • 50% das vendas acontecem após o quinto dia (Inside Sales).


Como fazer um follow-up?


Para realizar um follow-up de sucesso, é preciso de quatro pilares indispensáveis: organização, canais de comunicação, mensagem e cadência.


Organização


Para quem trabalha com a tecnologia e remotamente, o que é o caso do
vendedor Inside Sales, a organização é um dos requisitos principais para que a rotina seja orgânica. Logo, se o follow-up é um processo contínuo nas horas do trabalho do vendedor, é necessário ter uma atenção dobrada com tantas informações. 


Por isso, é hora de aposentar os post-its na parede e aderir o
Customer Relationship Management (CRM), ou também conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa ferramenta permite que o vendedor armazene as informações mais importantes do lead em um só lugar, separando cada consumidor por cards e etapas do funil. 


Dessa forma, o processo é automatizado e a chance de perder dados importantes diminui drasticamente. 


Canais de comunicação


A partir daqui, é hora de construir seu processo de follow-up. Para iniciarmos, você analisará quais são os canais de comunicação que são eficazes para falar com seus leads em potencial. 


Apesar da sensação de que devemos tentar em todos os lugares possíveis, é preciso ser estratégico. Entrar em contato por canais que não funcionam só causará perda de tempo para o profissional, sendo que o nosso intuito sempre é otimizar nossas horas. 


Separamos quatro canais que sempre dão bons resultados quando distribuídos de maneira correta dentro da cadência de contato. 

Canais de comunicação para follow-up

Mensagem


Agora que os canais estão definidos, é hora de pensar nas mensagens que você irá passar para o lead. 


Cada canal tem seu modelo e formato de como abordar o cliente em potencial, certo? Mas existem características que não podem ser dispensadas em nenhum momento durante a comunicação, porque são elas que vão construir a confiança que você vai gerar para o lead. São elas:


  • Simpatia 
  • Objetividade
  • Empatia 
  • Paciência


Telefone


A ligação é um dos modos mais populares de entrar em contato com o cliente. Dessa maneira, será realizada uma comunicação síncrona e rápida, podendo partir a conversa para o fechamento direto ou marcar uma reunião para dar continuidade. 


Nesse modelo, é aconselhável seguir um script de vendas da empresa. Assim, todo time comercial terá um padrão de atendimento, o que demonstra organização e compromisso para o lead sobre a marca. 


Mas lembre-se de que o script deve servir como um auxílio e não como roteiro. Ninguém é igual a ninguém, logo, é preciso adaptar seu atendimento de forma que seja melhor para a pessoa que está do outro lado da linha. 


SPIN Selling


Durante a ligação, você pode usar SPIN Selling. Essa técnica é utilizada para que o próprio lead crie uma linha de raciocínio sobre sua dor e qual é a melhor solução, que neste caso, será direcionado para o que você está vendendo. 


Isso funciona através de perguntas divididas em quatro etapas: Situação, Problema, Implicação e Necessidade. É um processo durante a comunicação que faz com que o lead acredite que tomou a decisão por conta própria, sem a ajuda do vendedor. 


Rapport


O rapport de quebra-gelo também é uma excelente opção para aderir na ligação com o lead, porque isso afasta o perfil do vendedor humanizado do telemarketing robotizado. 


O ideal é se apresentar, explicar o motivo do seu contato e encontrar um ponto descontraído que se encaixe no contexto. Assim, o lead sente uma aproximação genuína do vendedor de querer ajudá-lo.


Whatsapp


Atualmente, o Whatsapp é um dos canais de comunicação mais utilizados pelos brasileiros. O aplicativo expandiu tanto no âmbito profissional que foi criado um segundo programa apenas para perfis business. 


Entretanto, não dá para enrolar. Por termos uma rotina corrida ou apenas por comodidade, os leads não gostam quando o assunto é muito prolongado sem chegar a lugar algum. 


Então, crie mensagens curtas e objetivas que deixem clara a sua intenção através do seu contato. Além disso, não esqueça de fazer um convite para o lead realizar alguma ação depois da sua mensagem, como um pedido para informar qual é o melhor dia para marcar reunião ou enviar o número para efetuar a ligação. 


Redes sociais


Como em boa parte dos follow-ups estamos tratando de B2B, a rede social Linkedin pode ser um canal de comunicação eficaz. Através do chat disponibilizado, você consegue enviar mensagens e conversar com usuários da rede. 


Assim como no Whatsapp, é preciso ser o mais breve possível na abordagem, porque em poucos segundos você pode prender a atenção do lead e caminhar com a negociação. 


E-mail


O e-mail é uma das maneiras mais populares de entrar em contato com cliente, porém, saiba que também pode ser a mais demorada para obter resultado. Por isso, é preciso montar uma mensagem atraente, com as seguintes características:


  • Mensagem curta e objetiva;
  • Assunto chamativo para o lead ficar curioso logo de início;
  • Divulgação dos seus canais de comunicação, como o seu número de telefone, e-mail e alguma rede social que usa para trabalho.

Gatilhos Mentais


Os
gatilhos mentais são palavras, imagens e sons que despertam a necessidade oculta do indivíduo e o ajudam a tomar decisões imediatas sobre algum assunto específico, que nesse caso é comprar.


Essa técnica poderosa pode ser utilizada em qualquer canal de comunicação ao longo das mensagens. Mas lembre-se que é preciso usar sempre com verdade, porque se o lead souber que você está mentindo, é possível que ele desista de comprar antes mesmo de chegar perto do fechamento da negociação. 


Cadência


Com a mensagem pronta e os canais de comunicação que serão utilizados já estão decididos, é hora de estabelecer a cadência. 


Isso nada mais é do que a frequência que vai entrar em contato com o lead. Existem formatos mais calmos, com intervalos de sete dias, ou os mais agressivos que esperam apenas dois dias para tentar falar com o lead de novo.


Lembre-se que o dever do vendedor é não ultrapassar a linha tênue entre a abordagem gentil e a que incomoda o lead. Logo, com um
a cadência bem definida, é possível evitar esse problema. 


A escolha do modelo de cadência deve ser realizada através do cenário que a empresa e o vendedor estão, respondendo algumas perguntas como: “o perfil do cliente é receber muitas tentativas de contato?”, “qual o melhor horário para contatar?” etc.


Outro ponto que você precisa manter a atenção é a distribuição dos canais de comunicação na cadência. Divida os escolhidos pelos dias do follow-up, porque isso faz com que o lead se sinta menos incomodado do que tentar contato sempre no mesmo canal. 


Benefícios do Follow-up


O follow-up faz sucesso nas vendas B2B e Inside Sales, porque é eficaz, mesmo que a negociação leve alguns dias para ser concretizada. Além disso, é possível enxergar outros valores no uso desse processo, como:


  • Chances de maior número de negociações fechadas;
  • Organização na base de clientes;
  • Fortalece o relacionamento com os clientes;
  • Maiores chances de criar relacionamentos duradouros com os consumidores da marca.


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