Conhecer seu cliente ideal é fundamental para o sucesso das estratégias do seu negócio, uma vez que essa definição proporciona o aumento de receita e redução de custos e riscos.
Qualquer empresa independentemente do seu nicho ou tamanho precisa ter essa definição para melhor performance da equipe comercial.
Através do ICP é possível traçar o perfil do seu cliente, e assim, ter uma venda mais eficaz, falando do jeito certo para as pessoas certas.
Nesse artigo, você irá aprender como definir ICP e a diferença entre público-alvo, persona e ICP. Continue a leitura até o final!
A sigla em inglês Ideal Customer Profile (ICP), perfil do cliente ideal, é um conjunto de características ideais dos consumidores com maior probabilidade de adquirir seu produto ou serviço. E vai além, são pessoas que gostam da sua solução e cultura organizacional e que enxergam o propósito da sua empresa.
Essa definição auxilia os times comerciais a trabalharem com maior assertividade, aumentando a taxa de conversão e evitando desperdiçar tempo com clientes que não têm o perfil ideal.
Certamente, ao ler essa definição, você deve ter pensado se esse não era o conceito de público-alvo ou persona. Por essa razão, eu separei as diferenças entre público-alvo, persona e ICP.
Inicialmente pode parecer que público-alvo, persona e ICP são a mesma coisa. Apesar de ter relação, existem algumas diferenças:
O público-alvo trata-se de uma definição mais ampla, é um recorte demográfico, socioeconômico e comportamental. O público-alvo possui características específicas em comum, podendo ser definido de acordo com esses aspectos:
Mulheres de 25 a 35 anos.
Superior completo.
Moram no sudeste do país.
Prefere fazer compras online.
Classe A e B.
A persona também conhecida como buyer persona é uma personagem fictícia do seu cliente com base nos dados do seu cliente ideal e público-alvo.
Para construir uma persona, esses são aspectos fundamentais:
Bruna, 28 anos, mora em Florianópolis é formada em Relações Internacionais e trabalha em uma multinacional.
Apesar da correria do dia, ela sabe da importância de falar inglês, por isso, estuda 3 vezes por semana online.
O perfil do cliente ideal é um recurso da equipe comercial que visa a alta performance da sua operação de vendas.
Essa definição é feita a partir de um conjunto de dados que devem ser extraídos da sua própria base de clientes. Essa é a premissa do ICP.
Essas são algumas perguntas que você deve encontrar as respostas no momento que estiver elaborando seu cliente ideal:
Amanda, 30 anos, é designer de interiores e seu companheiro inseparável é seu cachorro Billy.
Ela faz compras 2 vezes ao mês com ticket médio de R$400,00 para o Billy. Isso inclui ração, petiscos e brinquedos.
Nas férias dela, o Billy fica em nosso hotel, o que possibilita aumentar o ticket médio.
Agora, chegamos na parte mais importante, afinal você já entendeu a diferença entre persona, público-alvo e ICP. Vamos lá definir seu ICP?
O primeiro passo é reunir e analisar as informações dos seus clientes atuais.
Você deve mapear seus melhores clientes (aqueles consumidores que geram maior receita e têm o menor custo).
Será necessário aprofundar e identificar alguns dados em comum como informações demográficas, comportamento, motivação de compra, dores do cliente e interesses.
Caso você tenha um CRM, será uma excelente fonte de dados para construir seu ICP. Se não tiver as informações necessárias, liste os melhores clientes e faça uma pesquisa para reunir essas informações, uma maneira simples é utilizar o Google Forms.
Não deixe de conferir: Curso gratuito ferramentas do Google
Reúna dados demográficos tais como gênero, idade, localização de residência, cargo, nível de escolaridade e leve em consideração outras informações também para investigar.
Esses dados vão te ajudar a responder algumas perguntas: qual o nível de escolaridade? Qual a faixa etária do meu cliente ideal? Qual o nível de escolaridade? Qual a faixa de renda? Essa é uma excelente fonte de informações para o comercial desenvolver as melhores abordagens.
Por exemplo, se a faixa etária do seu cliente ideal é entre 50 e 60 anos, a abordagem comercial deve refletir seus valores e interesses.
Outro exemplo, caso seu cliente ideal tenha renda entre R$3.000 e R$5.000, esteja localizado em bairro nobre e possua superior completo, certamente a abordagem também será diferente, por isso, é necessário ter essa definição.
Entender os comportamentos em comum do seu cliente ideal te auxilia a saber o que esse comprador faz na sua vida pessoal e profissional.
Identificar seus principais comportamentos responde a algumas perguntas como: qual canal de compra principal? Qual seu hobby? Quais são seus hábitos? Quais são suas dores? O que motiva sua compra? Quais os canais de comunicação principais?
Saber como seu cliente ideal comporta-se te ajuda a oferecer um atendimento mais personalizado.
Agora que você já reuniu, analisou e identificou os padrões entre os clientes, você já pode elaborar o ICP.
Pratique essa atividade, faça anotações, responda as perguntas e identifique os padrões entre seus clientes. Descreva cada aspecto para o melhor entendimento do comercial ao identificar a oportunidade de estar de cara com um cliente ideal.
Quanto mais rico em detalhes for a descrição do seu cliente ideal, maiores as chances do seu time comercial realizar uma conversão e fidelizar esse cliente.
Também é importante analisar: O que você pode melhorar em seu produto ou serviço? Seus clientes estão satisfeitos? Está claro a proposta do seu produto? Quais são as principais queixas e como pode ser melhorado? O que seus clientes mais gostam em seus produtos?
Agora é acompanhar sua equipe e realizar melhorias sempre que você identificar uma oportunidade.
Entre em contato agora conosco para saber mais sobre o Sales Recruiting: nossa consultoria de Recrutamento & Seleção.