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Dicas para aumentar as vendas e bater a sua meta

Conheça técnicas e boas práticas que vão te ajudar a alcançar a meta

Dicas para aumentar as suas vendas

Sabemos que no mundo das vendas, constância e bons resultados diferenciam o vendedor mediano do vendedor de alta performance.

 

Mas o que você tem feito para atingir esse lugar tão desejado?

 

Para quem já está no mercado há um tempo, é nítido que o vendedor carrega uma bagagem maior do que a necessidade de vender. Para se tornar um bom profissional, a pessoa precisa estudar e buscar capacitação contínua. Só assim as metas serão atingidas e os clientes serão conquistados.

 

Nesse artigo, você encontrará dicas essenciais para se tornar um vendedor de alta performance e conseguir bater a sua meta.


Técnicas de Vendas

 

As técnicas de vendas são habilidades e métodos que permitem que o vendedor avance com a venda de forma clara e prática, fazendo também com que a negociação seja boa para ambas as partes. 


Veja agora algumas técnicas de vendas que podem ajudá-lo a obter a alta performance e alcançar o número desejado.

 

SPIN Selling

 

SPIN Selling é uma forma de despertar a necessidade oculta que o cliente tem, porém, sem ditar que ele precisa daquilo. Dessa forma, o prospect não se sentirá coagido por você ditar qual é a necessidade dele e ainda acredita que compreendeu sozinho como os benefícios do seu produto ou serviço impactarão a vida dele.

 

O SPIN Selling é realizado através da ordem da própria sigla:

 

Situação: no primeiro momento, você coleta informações sobre o cliente e entende o contexto em que ele está inserido.

 

Problema: agora, você precisa mostrar ao cliente quais são os problemas que estão presentes no cenário atual.

 

Implicação: o terceiro passo é mostrar como esses problemas podem afetar negativamente a vida do cliente.

 

Necessidade: por final, você vai apresentar quais são os benefícios que o cliente pode ter ao adquirir a solução dos problemas dele - nesse caso, será seu produto ou serviço.

 

Gatilhos Mentais

 

Gatilhos mentais nada mais são do que palavras, sons ou imagens que despertam  desejo em alguém. Dessa forma, a pessoa sente a necessidade de efetuar a compra por impulso. 

 

Para encontrar essa técnica, basta você analisar qualquer propaganda ou conversar com algum vendedor. Gatilhos mentais são bem comuns e utilizados para ajudar na tomada de decisão do cliente.

 

Veja alguns exemplos:

 

Escassez

 

Tem como objetivo causar a sensação de perda. 

 

Por exemplo, a frase “ofertas limitadas” diz que poucas pessoas podem se beneficiar por um preço menor do que o habitual. Caso o cliente chegue depois, ele pode pagar mais caro ou até mesmo não obter o produto ou serviço.

 

Antecipação

 

Esse gatilho mental estimula o público em relação a algo que vem por aí.

 

É muito comum você encontrar esse exemplo em trailers ou chamadas de alguma série de televisão. Dessa forma, o público cria expectativas e sente que faz parte daquele momento. 

 

Autoridade

 

Todo mundo tem a tendência em confiar na marca que está mais tempo no mercado ou que passa total confiança de que sabe o que está fazendo. Por isso, autoridade é um gatilho mental fortemente utilizado. 

 

Expor ao cliente que você tem autoridade sobre aquilo que está apresentando é uma forma de gerar segurança para ele, preparando a cabeça dele para a compra. 

 

Para saber mais sobre gatilhos mentais, clique aqui.

 

Rapport

 

Rapport é a capacidade de despertar uma boa impressão nos primeiros segundos da conversa. Dessa forma, você, como vendedor, consegue construir um relacionamento com o cliente de maneira mais fácil e amistosa.

 

Essa técnica quer gerar confiança ao cliente de forma sutil, sem deixar a impressão de que aquele contato é apenas negócios.

 

Para aplicar Rapport, você deve:

 

  • Buscar uma conexão;
  • Demonstrar interesse de forma rápida e honesta;
  • Tratar a pessoa pelo nome;
  • Se colocar no lugar do outro;
  • Moderar o tom de voz;
  • Conhecer o contexto na hora de fazer contato.


Técnicas de Fechamento

 

O fechamento de vendas é o momento final da negociação. Esse é o momento em que o vendedor deve estar no controle da negociação e levar o cliente para efetuar a compra. 

 

Existem cinco maneiras de fechar a venda, como:

 

Fechamento alternativo

 

É o fechamento em forma de pergunta que oferece ao cliente somente duas opções.

 

Exemplo: "Você quer em 12 ou mais parcelas?"

 

Fechamento por resumo

 

Use essa técnica para resumir ao cliente os benefícios da solução apresentada – o que fará reacender seu entusiasmo para a compra.

 

Exemplo: "Bom, esse pacote tem exatamente tudo o que você procurava, é perfeito!"

 

Fechamento por sugestão

 

Você literalmente sugere que o cliente compre. Ele funciona se você tiver estabelecido um relacionamento pessoal com seu cliente e ambos estiverem à vontade.

 

Exemplo: "Esta solução te atende muito bem. Pode confiar."

 

Fechamento por terceiros

 

Este fechamento envolve relatar a experiência de outro cliente em situação semelhante, ou então citar como referência revistas especializadas, editoriais, pessoas famosas etc.

 

Exemplo: "Alguns clientes meus que adquiriram esse produto voltaram até a loja, mas voltaram para agradecer pela sugestão! Nunca houve reclamação, pelo contrário."

 

Fechamento por penalidade

 

Não abuse desse fechamento. O cliente é penalizado de alguma maneira se não fizer a compra: poderá pagar mais caro ou poderá perder a oportunidade de comprar a solução. Utilize-o apenas como último recurso e somente se a afirmativa for verdadeira.

 

Exemplo: "Este pacote está em promoção apenas até hoje, não deixe de aproveitar!"


Alavanque suas vendas!

 

Manter o crescimento das vendas não é fácil, especialmente no mercado B2B. Normalmente, a dificuldade não está em aplicar as técnicas clássicas de vendas na prática, mas em compreender as mudanças no comportamento de compra para se adaptar a elas.

 

Então, veja agora algumas dicas de boas práticas que podem te ajudar a ter alta performance e alcançar a sua meta.

 

Qualifique seus leads

 

A primeira dica para aumentar as suas vendas é focar na qualificação de leads.

 

Quando você delimita o segmento a ser trabalhado, você consegue dar prioridade para aqueles leads que estão realmente no momento de compra e assim não gastar energia com leads que no final serão tagueados como "perdido."

 

Estabeleça horários para realizar as ligações

 

É importante que você estude qual o melhor horário para falar com cada tipo de lead, de acordo com o horário de funcionamento do segmento do tal, mas também é preciso reservar um tempo para ligações que não tem momento específico para acontecer.

 

Por exemplo: toda ligação na parte da manhã será feita às 10h e na parte da tarde, às 15h.

 

Com esses horários definidos, toda tarefa que seja referente à ligações irá se encaixar em um desses momentos na sua rotina.

 

Personalize sua comunicação

 

É importante que você, como vendedor, use uma abordagem personalizada ao fazer ligações. Essa personalização é benéfica porque fará com que seus clientes em potencial se sintam especiais e entendam que esta comunicação foi projetada para eles.

 

Para fazer isso, analise as interações dos leads com a empresa para entender em que conteúdo estão interessados e procure mais informações sobre eles próprios e as respectivas empresas para a qual trabalham.

 

Tenha escuta ativa

 

Tenha atenção extrema durante cada ligação e veja essa atividade como a coisa mais importante para o momento.

 

Um ponto para se atentar é que quando não estamos envolvidos o suficiente com o cliente que está do outro lado da linha, é possível que ele perceba e se sinta desmotivado com o que você está propondo.

 

Por isso, demonstre interesse quando o cliente fala e faz perguntas sobre o seu produto ou serviço. Caso contrário, há grandes chances de que a venda não aconteça.

 

Priorize tarefas e gerencie o seu tempo

 

Uma gestão eficaz do tempo e a priorização de tarefas importantes, são o que diferencia os vendedores de alta performance.

 

A maioria dos profissionais de vendas poderia melhorar imediatamente a sua produtividade se eles simplesmente se concentrassem em gastar suas horas de trabalho vendendo. Mesmo que seja algo óbvio a se dizer, boa parte ainda procrastina com distrações.

 

Por isso, elimine todas as outras distrações e coloque todos os seus esforços naquelas horas em função das tarefas que o aproxima de uma venda.


Conheça mais dicas sobre autogestão e produtividade com o CEO da SalesFarm, Fabio Oliveira:

Otimize seus resultados!

 

Aqui vão cinco pontos que considero essenciais para qualquer vendedor que busque otimizar seus resultados ou está começando no mundo das vendas.

 

Sempre transmita autoridade no assunto

 

Dê um tom de autoridade durante todo o processo. Vender é algo que envolve confiança; é a prática de transmitir valor e necessidade a alguém que se sente interessado.

 

Desenvolva e mostre seu conhecimento sobre o produto

 

Por mais importante que seja o seu tom de autoridade, ele não vai fazer diferença se você só transmitir informações vazias. Conheça seu produto ou serviço por inteiro e utilize isso ao seu favor na hora de venda, expondo seus grandes conhecimentos para o cliente.

Venda com empatia e personalidade

 

Vender com empatia e um toque pessoal, lembre-se sempre de que as vendas 4.0 são centradas no cliente. Haja com empatia e pense sobre como seu produto ou serviço pode resolver as dores que o lead possui.⠀

 

Nunca pare de evoluir como profissional

 

Você não deve se conformar com suas habilidades primárias de venda. Sempre há espaço para aprender e melhorar. Pratique os aprendizados de forma consistente, isso vai te gerar ainda mais confiança.

 

Gerencie suas expectativas

 

Inteligência emocional é crucial para manter o impulso em seus esforços de vendas e manter expectativas realistas faz parte desse processo. A resiliência de aguentar dezenas de "nãos" é o que forja o bom vendedor.⠀

Nada vai te ensinar mais do que seus clientes, então busque se relacionar com eles e pedir feedbacks sempre que possível. 

 

BÔNUS: 5 dicas rápidas para bater a meta

 

Tenha foco 

 

Deixe as distrações de lado, mantenha atenção plena e entenda que ser um bom profissional de vendas costuma exigir foco mental para determinar quem são os alvos corretos e como gerir o seu tempo com sabedoria.

 

Alinhe suas métricas 

 

Quantas ligações você está recebendo de clientes potenciais? Quantas chamadas você está fazendo diariamente? Dê uma olhada nesses pontos e se questione se você está no caminho certo.

 

Elimine os gargalos 

 

Identifique os gargalos que eventualmente sejam impeditivos para a sua produtividade. Para isso, faça uma análise do seu pipeline: otimize o tempo e as oportunidades de conversão por meio da verificação das metas estabelecidas.

 

Limpe seu funil de vendas 

 

Descubra onde as oportunidades reais estão, e pare de se ocupar com potenciais desperdiçadores de tempo, só assim será possível bater suas metas.

 

Faça Up-sell 

 

Essa é uma estratégia que permite a utilização de diferentes técnicas para aumentar o ticket médio de uma venda que será finalizada e ainda te dá a oportunidade de oferecer uma experiência melhor para seu cliente.


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