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Black Friday: Prepare o cliente para o evento em 2022

Dicas de como aquecer o consumidor para um dos maiores eventos comerciais

Esquenta para Black Friday

Novembro é conhecido como mês das compras. Famílias economizam dinheiro e seguram a ansiedade para poder comprar os produtos ou adquirirem um serviço por um preço mais acessível e desejável. 

 

Esse fenômeno comercial acontece todo ano no Brasil desde 2010, quando a Black Friday - evento típico dos Estados Unidos que ocorre um dia após o Dia de Ação de Graças - chegou no país. Lojas de todos os estados oferecem promoções e descontos atrativos em diversos itens do catálogo para atrair os clientes.

 

Apesar do fato de que brasileiros não comemoram o Dia de Ação de Graças, evento norte-americano que antecede a Black Friday,  o varejo do país decidiu adquirir o evento comercial, porém, de forma adaptada. 

 

O que era para ser um dia de oferta, tornou-se até uma semana com promoções atrativas. Mas o comércio não pode deixar de se esquecer que, assim como todos os outros dias, a concorrência ainda existe e é necessário criar estratégias para atrair os clientes até a loja. 

 

Preços baixos são atrativos, mas apenas isso é o suficiente para ter sucesso no maior evento comercial do ano? Assim como os vendedores estão ansiosos para vender, os consumidores estão prontos para comprar os produtos por um valor barato. 

 

O problema é que a grande atração também pode se tornar o pesadelo do profissional: o cliente comprar na concorrência. Então, para evitar estresse e frustração, é  preciso entender que o planejamento da Black Friday deve conter estratégias que preparem e instiguem a carteira de clientes para as suas promoções. 

 

Dicas para atrair os clientes para a Black Friday

 

Hora de se organizar

 

Para vender na Black Friday, é preciso agitar a carteira de clientes e preparar as mensagens que serão enviadas. 

 

Os consumidores são diferentes uns dos outros, logo, é necessário priorizar a criação dos comunicados de acordo com a organização da carteira, necessidades e gostos de cada tipo de cliente. 

 

Apesar de falar sobre o mesmo assunto, as formas de abordar e atraí-los são feitas de acordo com o perfil de cada grupo, uma vez que o atendimento personalizado deve ser mantido independente do canal de comunicação.

 

Gatilhos Mentais

 

Black Friday é um evento baseado em gatilhos mentais, principalmente os de escassez e urgência. Isso ocorre, porque as promoções são extremamente limitadas, seja pelo curto prazo ou estoques que correm o risco de acabar rápido. 

 

Esse é o momento que o vendedor tem a oportunidade de usar a vontade impulsiva do cliente, lembrando-o que estamos perto da época com mais descontos no  comércio, logo, as promoções podem acabar em questão de minutos.

 

Exemplos: 

 

  • Promoção válida por tempo limitado
  • 60% de desconto apenas na Black Friday!
  • Ofertas relâmpagos
  • Somente 200 peças no estoque
  • Cupom válido para as 100 primeiras pessoas


Para saber mais sobre Gatilhos Mentais, você pode acesse nosso artigo
aqui.

 

O relógio é o seu melhor amigo

 

Quando estamos ansiosos para algo, acabamos contando os segundos de forma involuntária. É exatamente isso que a empresa deve fazer com o cliente. 

 

O evento está se aproximando e o vendedor precisa compartilhar esse anseio com o consumidor. É válido enviar mensagens que contenham: 

 

  • Save The Date relembrando o cliente sobre a Black Friday;
  • Destaque das promoções que terão no evento;
  • Uma prévia dos produtos ou serviços que entrarão em oferta;
  • Contagem regressiva de quantos dias faltam para o evento. 


O mistério também pode ser usado a favor do vendedor. Ao invés de entregar todas as novidades de bandeja para o cliente em um só contato, você pode soltar pequenos spoilers durante todo pré-evento.

 

Vantagens para os clientes mais engajados

 

Black Friday é um dia cheio de concorrência, então é preciso preparar as melhores estratégias para que os clientes continuem preferindo os seus produtos ou serviços, ao invés de comprar em outra marca. 

 

Esse planejamento pode incluir uma ação especial para os mais engajados, por exemplo. Descontos e outros benefícios especiais para aqueles clientes que abrem mensagens são bem-vindos. Esse tipo de ato faz com que o relacionamento seja fortalecido antes mesmo do evento. 

 

Vale ressaltar que a fidelização do cliente é baseada em confiança. Promoções e benefícios inexistentes não devem ser anunciados. A sinceridade com o consumidor faz com que ele veja qualidade na marca e tenha certeza de que a empresa está preocupada com a satisfação dele. 

 

Desta forma, com uma boa preparação para a Black Friday, basta cumprir as promessas feitas nas mensagens ao longo das semanas anteriores e reforçar a qualidade do atendimento, já que o consumidor não deixará de valorizar a atenção que recebe dos profissionais de vendas, mesmo que seja em um dia agitado.


BÔNUS: E na hora da Black Friday?

 

Mais importante que o aquecimento do cliente para a Black Friday é o próprio dia do evento. Por isso, deixaremos algumas dicas para você se preparar para o grande dia. 


Abordagem Promocional

 

A abordagem é o primeiro contato de uma negociação. Se tratando da Black Friday, é necessário iniciar a comunicação com o modo promocional. Ou seja, o contato é iniciado com o vendedor atraindo a curiosidade do cliente através de descontos ou ofertas que a empresa está disponibilizando. 

 

Demonstração do produto ou serviço

 

Esse é o momento do vendedor brilhar, porque ninguém deve conhecer mais a mercadoria do que ele mesmo.

Neste momento,  o profissional de vendas explicará as características e benefícios do produto ou serviço, apresentando ao cliente motivos convincentes que a compra causará impactos positivos na vida dele. Mas lembre-se, isso tudo deve ocorrer de maneira conquistadora.

Para que sua demonstração seja um sucesso, é necessário agregar valores e isso acontece por meio da sua postura na hora do diálogo. Quando você entende e utiliza a necessidade que levou o seu cliente até você, é honesto sobre o que está oferecendo, passa clareza e confiança na fala, você estará encantando o consumidor.


UpSelling e Cross Selling


Não esqueça que o Ticket Médio sempre pode aumentar com clientes que já estão determinados a comprar. Com tantas promoções em volta deles, o Upselling e Cross Selling são ótimas técnicas para fazer com que os consumidores gastem mais e aumentem a satisfação sobre a compra.


Upselling é a técnica que faz com que o consumidor leve a melhor versão de algum produto. Por exemplo, ao invés de comprar uma Smart TV de 40 polegadas, ele levará a de 52 polegadas.


Já o Cross Selling serve para o vendedor oferecer outro produto ou serviço complementar ao que o cliente já concordou em adquirir. Fones de ouvidos combinam com um Smartphone, por exemplo.


Se prepare desde já


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