Para começo de conversa, é preciso entender o que é venda B2B. A sigla significa - business to business - que em tradução simples é “empresa para empresa”. Ou seja, remete-se a vendas realizadas entre empresas.
Esse é um
mercado que vem crescendo no Brasil e no mundo nos últimos anos. Porém, se você é um
vendedor B2B ou deseja ser, é necessário entender que o o processo de
vendas B2B é diferente do
processo de
vendas B2C, que é quando ocorre uma
venda direta para o consumidor final.
Isso se dá pelo fato de que o cliente B2B é mais analítico, e também porque muita das vezes a
decisão de compra não é só de uma pessoa, e sim de várias pessoas, o que faz o processo demorar um pouco mais.
Você já parou para pensar como deve ser o vendedor B2B? Quais são as competências que ele deve ter para garantir o
sucesso das vendas?
As
vendas B2B são realmente mais complexas e desafiadoras, e por isso é necessário ter um perfil mais adequado para o segmento B2B. Um
vendedor B2B precisa ter as seguintes
competências e
habilidades:
Um vendedor B2B deve ter uma compreensão mais profunda do mercado em que está. Especialmente se o prospect também estiver trabalhando no mesmo segmento de mercado, é crucial entender o serviço ou produto que você deseja vender e reunir o máximo de informações possível sobre o prospect dentro do processo de escopo.
Quando se trata do ramo B2B, além da aplicação de técnicas de venda B2B, os vendedores devem estar dispostos e preparados com antecedência para evitar possíveis objeções durante o processo de negociação, sabendo identificá-las e contorná-las.
Compreender e controlar os processos torna-se ainda mais importante para o bom funcionamento da operação. É muito importante que os vendedores B2B sejam altamente capazes de auto-organizar o seu dia a dia para que possam lidar com todos os clientes e suas respectivas etapas. Em outras palavras, podemos entender que é muito importante que os vendedores B2B entendam como organizar e entender seu processo de negócios e de clientes em potencial.
Mais do que apenas falar e ouvir os clientes, é importante fazer com que prospects e clientes vejam o vendedor B2B como referência no tema. Isso faz com que muitas vezes assumam papéis de tomada de decisão e resolução de problemas.
Mas não para por aí, confira outras habilidades que são super importantes para o sucesso do vendedor:
Vendedor, você precisa, cada vez mais, se posicionar como uma autoridade no que faz para ganhar a confiança de seu mercado e saber exatamente como vender B2B.
Esse é o único caminho pelo qual você consegue ter o respeito de seus prospects e ir adiante, gerando
leads qualificados.
Para isso acontecer, têm alguns segredos que o profissional de vendas B2B deve dominar para
ter sucesso em sua carreira, e eu te conto quais são agora.
O último, basta você clicar no botão abaixo e se cadastrar em uma das dezenas de oportunidades de
trabalho remoto que tem em aberto.