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O que são vendas B2B e como ter sucesso nesse processo

O que são vendas B2B e como ter sucesso nesse processo

Entender Vendas B2B e o seu processo é a solução que a sua empresa precisa.

O que são vendas B2B e como ter sucesso nesse processo

O mercado B2B é um mar de oportunidades e muitos gestores não fazem ideia. Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas grandes empresas que devem ser o alvo de seu negócio. O segmento B2B conta com diversos outros perfis de empresas que você pode transformar em clientes.


Diversos gestores não fazem ideia do quão o mercado B2B é muito grande e cheio de oportunidades no Brasil. Existem 5 perfis de empresas que você pode transformar em clientes. E eu te conto agora.


Grandes indústrias

Para trabalhar com grandes indústrias, é indispensável ter uma presença online de alto nível. 

Dica: Neste tipo de empresa existem diversos níveis de tomada de decisão de compra, não basta apenas convencer apenas um comprador. 


Grandes varejistas ou distribuidores

A venda consultiva é fundamental para este perfil de empresa. Você precisa ensinar ao seu cliente como vender mais e ter mais lucro. 

Dica: Se você é um importador ou produtor, varejistas e distribuidores são mais que clientes, são parceiros do seu negócio. 


Empresas de serviços de pequeno e médio porte

Estas empresas representam uma grande oportunidade para empresas B2B que fornecem: Suprimentos: como papelaria, material de limpeza e hardwares, Peças, equipamentos e ferramentas, Softwares de gestão. 

Dica: A venda consultiva fará toda diferença.


Pequenos varejos

Restaurantes, padarias, docerias, papelarias, bares e etc. 

Dica: Tenha um atendimento mais próximo e diferenciado.


Profissionais liberais

Dentistas, médicos, advogados, contadores, arquitetos, engenheiros etc. 

Dica: Essas pessoas estão em busca de soluções para fazer seus negócios decolarem. Portanto tenha um olhar mais estratégico e consultivo. 


Você realmente conhece o mercado B2B? Aqui estão 4 características!


O mercado B2B e B2C tem algumas características que os diferenciam.


1 - Decisões mais racionais

Decisões impulsivas não tem espaço aqui! Quem administra o próprio negócio, não toma decisões mal pensadas. Tudo tem que ser muito bem pensado e analisado a partir de dados. 

Dica: Utilize fatos concretos, cases de sucesso, dados de mercado, e tenha em mãos materiais de apoio bem estruturados.


2. Forma de pagamento 

Grandes empresas não pagam à vista. O pagamento muito das vezes é feito depois da entrega. 

Dica: Análise o crédito de cada venda para dar apoio a seus vendedores.


3. Ciclo de compra mais longo

A venda B2B é mais demorada, justamente por ser uma decisão tomada mais racionalmente. 

Dica: Deixe claro qual é o próximo passo da venda, deixe o cliente engajado e ciente. 


4. Ticket médio maior

Em comparação ao B2C, o B2B tem um ticket médio maior.

Por isso os esforços de vendas vão ser maiores, já que o volume de recebimento vai compensar eventuais gastos extras.


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