O mercado B2B é um mar de oportunidades e muitos gestores não fazem ideia. Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas grandes empresas que devem ser o alvo de seu negócio. O segmento B2B conta com diversos outros perfis de empresas que você pode transformar em clientes.
Diversos gestores não fazem ideia do quão o mercado B2B é muito grande e cheio de oportunidades no Brasil. Existem 5 perfis de empresas que você pode transformar em clientes. E eu te conto agora.
Para trabalhar com grandes indústrias, é indispensável ter uma presença online de alto nível.
Dica: Neste tipo de empresa existem diversos níveis de tomada de decisão de compra, não basta apenas convencer apenas um comprador.
A venda consultiva é fundamental para este perfil de empresa. Você precisa ensinar ao seu cliente como vender mais e ter mais lucro.
Dica: Se você é um importador ou produtor, varejistas e distribuidores são mais que clientes, são parceiros do seu negócio.
Estas empresas representam uma grande oportunidade para empresas B2B que fornecem: Suprimentos: como papelaria, material de limpeza e hardwares, Peças, equipamentos e ferramentas, Softwares de gestão.
Dica: A venda consultiva fará toda diferença.
Restaurantes, padarias, docerias, papelarias, bares e etc.
Dica: Tenha um atendimento mais próximo e diferenciado.
Dentistas, médicos, advogados, contadores, arquitetos, engenheiros etc.
Dica: Essas pessoas estão em busca de soluções para fazer seus negócios decolarem. Portanto tenha um olhar mais estratégico e consultivo.
O mercado B2B e B2C tem algumas características que os diferenciam.
Decisões impulsivas não tem espaço aqui! Quem administra o próprio negócio, não toma decisões mal pensadas. Tudo tem que ser muito bem pensado e analisado a partir de dados.
Dica: Utilize fatos concretos, cases de sucesso, dados de mercado, e tenha em mãos materiais de apoio bem estruturados.
Grandes empresas não pagam à vista. O pagamento muito das vezes é feito depois da entrega.
Dica: Análise o crédito de cada venda para dar apoio a seus vendedores.
A venda B2B é mais demorada, justamente por ser uma decisão tomada mais racionalmente.
Dica: Deixe claro qual é o próximo passo da venda, deixe o cliente engajado e ciente.
Em comparação ao B2C, o B2B tem um ticket médio maior.
Por isso os esforços de vendas vão ser maiores, já que o volume de recebimento vai compensar eventuais gastos extras.