O mundo está em constante transformação, e isso não podemos negar. Nos últimos dois anos muita coisa mudou no mundo corporativo. Com a pandemia do covid-19 o mundo exigiu que nos adaptarmos para essa nova realidade
Diante desse mundo pós pandêmico, algumas tendências vieram para ficar e a perspectiva é que essas tendências virem norma. Separei para vocês nesse artigo o que você deve ficar de olho e investir em 2022.
Quando tudo se fechou durante a pandemia, a internet abriu as portas, mostrando possibilidades que ninguém nunca imaginou. Tudo passou a ser digital, reuniões, encontros, feiras e outros eventos. Diversas empresas tiveram que se adaptar, muitas não estavam preparadas.
Depois de algum período, as empresas entenderam que através dessa nova adaptação poderiam diminuir custos e otimizar processos.
Uma das fortes tendências em 2022 é o mundo híbrido, conforme as coisas voltem ao normal, continuaremos com muito mais processos online que já tínhamos.
No mundo das vendas B2B, muitos negócios continuarão sendo concluídos remotamente e a tendência do inside sales é só crescer.
Os ataques cibernéticos a empresas aumentaram 78% na América Latina em 2021, segundo o último Panorama de Ameaças feito pela Kaspersky. O levantamento também expôs que o Brasil é o país mais atacado da região e mais de 5 milhões de tentativas de roubo de dados e extorsão apenas neste ano. Esse fato é preocupante e indica uma atenção maior para as empresas investirem em proteção de dados.
A LGPD tem trazido novas barreiras para o mundo das vendas, em particular a captação de leads para funis. Desde agosto de 2021, está em vigor a aplicação de sanções para empresas que não cumprirem as normas. As multas para quem for pego podem chegar a R$ 60 milhões.
Com a população melhor informada, é necessário ficar atento e se adaptar ao mercado e às regras em vigor.
As vendas mudaram muito, aquele velho jeito de vender por insistência ficou para trás, hoje as vendas consultivas ganham cada vez mais espaço.
É necessário que o vendedor desenvolva uma musculatura capaz de identificar em poucos minutos a dor principal daquele cliente, possuindo uma escuta ativa, diagnosticando, desenvolvendo e apresentando uma solução de maneira proativa.
Personalizar a venda, fazer rapport, usar técnicas, demonstrar valor ao seu produto focando na dor do cliente, tudo isso faz parte da venda consultiva. Prepare os seus vendedores para essa nova realidade e se adapte ao futuro.
Durante a pandemia o uso de redes sociais se transformou, o marketing digital foi intensificado. Por isso diversas empresas começaram a investir pesado nas mídias sociais.
Revise as estratégias usadas nesses canais de vendas, muitos clientes procuram informações online antes de finalizar a compra, dessa forma, procure agregar valor às suas redes com mais conteúdo.
Não utilize apenas para postar informações, aproveite para construir relacionamentos mais significativos e aumentar o conhecimento da marca por meio das redes.
Em 2022, o software de inteligência artificial se tornará a base para auxiliar as equipes de negócios na conclusão de processos e tarefas básicas, garantindo assim que as equipes aumentem a produtividade e geram resultados.
Espera-se que a adoção de inteligência artificial cresça exponencialmente nos próximos anos, e não apenas isso: ela também permite que você colete informações valiosas sobre clientes em potencial, que podem ser usadas para desenvolver estratégias de marketing, fornecer recomendações aos clientes e fazer previsões para ajudá-lo a planejar adequadamente. É mais seguro.
O uso de dados não é nenhuma novidade, mas com alguma incerteza, tornou-se mais relevante do que nunca e precisamos de informações específicas para tomar decisões com mais confiança. Portanto, a utilização de sistemas de CRM ainda é uma das tendências de vendas em 2022.
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