Layout do blog

Saiba as principais tendências do mercado das vendas em 2022


Descubra no que você deve ficar de olho e investir em 2022


Tendência do mercado de vendas

O mundo está em constante transformação, e isso não podemos negar. Nos últimos dois anos muita coisa mudou no mundo corporativo. Com a pandemia do covid-19 o mundo exigiu que nos adaptarmos para essa nova realidade 


Diante desse mundo pós pandêmico, algumas tendências vieram para ficar e a perspectiva é que essas tendências virem norma. Separei para vocês nesse artigo o que você deve ficar de olho e investir em 2022.

 

Se prepare para o mundo híbrido 

 

Quando tudo se fechou durante a pandemia, a internet abriu as portas, mostrando possibilidades que ninguém nunca imaginou. Tudo passou a ser digital, reuniões, encontros, feiras e outros eventos. Diversas empresas tiveram que se adaptar, muitas não estavam preparadas. 


Depois de algum período, as empresas entenderam que através dessa nova adaptação poderiam diminuir custos e otimizar processos.


Uma das fortes tendências em 2022 é o mundo híbrido, conforme as coisas voltem ao normal, continuaremos com muito mais processos online que já tínhamos.


No mundo das vendas B2B, muitos negócios continuarão sendo concluídos remotamente e a tendência do inside sales é só crescer.

 

Invista em proteção de dados 

 

Os ataques cibernéticos a empresas aumentaram 78% na América Latina em 2021, segundo o último Panorama de Ameaças feito pela Kaspersky. O levantamento também expôs que o Brasil é o país mais atacado da região e mais de 5 milhões de tentativas de roubo de dados e extorsão apenas neste ano. Esse fato é preocupante e indica uma atenção maior para as empresas investirem em proteção de dados.


A LGPD tem trazido novas barreiras para o mundo das vendas, em particular a captação de leads para funis. Desde agosto de 2021, está em vigor  a aplicação de sanções para empresas que não cumprirem as normas. As multas para quem for pego podem chegar a R$ 60 milhões.


Com a população melhor informada, é necessário ficar atento e se adaptar ao mercado e às regras em vigor. 

 

Venda como um especialista

 

As vendas mudaram muito, aquele velho jeito de vender por insistência ficou para trás, hoje as vendas consultivas ganham cada vez mais espaço.


É necessário que o vendedor desenvolva uma musculatura capaz de identificar em poucos minutos a dor principal daquele cliente, possuindo uma escuta ativa, diagnosticando, desenvolvendo e apresentando uma solução de maneira proativa. 


Personalizar a venda, fazer rapport, usar técnicas, demonstrar valor ao seu produto focando na dor do cliente, tudo isso faz parte da venda consultiva. Prepare os seus vendedores para essa nova realidade e se adapte ao futuro. 

 

Evolução do Social Selling 

 

Durante a pandemia o uso de redes sociais se transformou, o marketing digital foi intensificado. Por isso diversas empresas começaram a investir pesado nas mídias sociais.


Revise as estratégias usadas nesses canais de vendas, muitos clientes procuram informações online antes de finalizar a compra, dessa forma, procure agregar valor às suas redes com mais conteúdo.


Não utilize apenas para postar informações, aproveite para construir relacionamentos mais significativos e aumentar o conhecimento da marca por meio das redes.

 

Utilize I.A 

 

Em 2022, o software de inteligência artificial se tornará a base para auxiliar as equipes de negócios na conclusão de processos e tarefas básicas, garantindo assim que as equipes aumentem a produtividade e geram resultados.


Espera-se que a adoção de inteligência artificial cresça exponencialmente nos próximos anos, e não apenas isso: ela também permite que você colete informações valiosas sobre clientes em potencial, que podem ser usadas para desenvolver estratégias de marketing, fornecer recomendações aos clientes e fazer previsões para ajudá-lo a planejar adequadamente. É mais seguro.

 

CRM como parte integrante das vendas

 

O uso de dados não é nenhuma novidade, mas com alguma incerteza, tornou-se mais relevante do que nunca e precisamos de informações específicas para tomar decisões com mais confiança. Portanto, a utilização de sistemas de CRM ainda é uma das tendências de vendas em 2022.


Monte seu time de talentos com a SalesFarm! 


Entre em contato agora conosco para saber mais sobre o Sales Recruiting: nossa consultoria de Recrutamento & Seleção.


AGENDE AGORA A SUA CONSULTORIA GRATUITA!
home office recrutamento e seleção
Por Karoline Oliveira 15 jun., 2023
O trabalho remoto, tornou-se uma realidade para muitas empresas e profissionais. Sabendo disso, é fundamental entender o cenário atual e adotar novas estratégias de gestão
Recrutamento e seleção
Por Karoline Oliveira 11 mai., 2023
Aprenda como estruturar um processo seletivo eficaz para atrair e selecionar os melhores candidatos para suas vagas.
previsibilidade vendas inside sales
Por Karoline Oliveira 12 abr., 2023
A previsibilidade é um aspecto crucial para qualquer empresa que busque crescer e se destacar em seu mercado
Escalar vendas inside sales
Por Karoline Oliveira 30 mar., 2023
Aprenda o que é Escalar Vendas e como essa estratégia pode aumentar o volume de vendas da sua empresa de forma eficiente e sustentável
Hard e Soft Skills: conheça os tipos de habilidades
Por Isabella Lutz 23 mar., 2023
Para contratar alguém, é preciso traçar as habilidades e diferenciais dessa vaga. Conheça agora quais são os tipos de skills e como escolhê-las para cada cargo.
Como aumentar a produtividade da equipe
Por Karoline Oliveira 16 mar., 2023
Descubra ações que podem aumentar o desempenho do seu time comercial
Exibir mais
Share by: