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5 passos para um bom planejamento estratégico em 2023

Siga esses passos e alavanque suas vendas no próximo ano

Estratégias para planejamento estratégico

2022 está chegando ao final, com isso muitas empresas estão começando a voltar suas visões para o novo ano que começa, 2023. 

 

Ter um plano, mesmo que você não tenha total certeza se esse é o ideal, é melhor do que navegar por 2023 sem nada estruturado. É muito árduo manter seus colaboradores motivados e engajados se não existe um plano claro para eles.

 

Para que você tenha sucesso na sua gestão são necessárias etapas fundamentais: primeiramente é ter objetivos claros, de onde você está e aonde você quer chegar. Segundo é o plano de ação, com estratégias de como e porque vai executar tal ação. Terceiro é a execução, onde você precisará pôr seu plano em prática e acompanhá-lo para atingir seus objetivos. 

 

Por meio disso tudo, você terá um norte em que perseguir e persistir.

 

Você, gestor que ainda definiu o seu plano de ação para 2023, ainda dá tempo, eu vou te ajudar! Separei alguns passos para você seguir e fazer o seu planejamento.

 

1. Entenda a situação atual da empresa

 

Nesse passo você vai entender o atual cenário da sua empresa, não é um momento onde você vai pelo achismo, utilize fatos concretos! Quantas vendas você concluiu no ano que passou? Qual foi o seu caixa depois de um ano “suado”? Trabalhe com dados factíveis e entenda como anda a saúde da sua empresa.

 

Com seu time reunido é possível realizar uma análise SWOT, identificando pontos de força, fraqueza, oportunidade e ameaça do mercado. Aqui é imprescindível que analise os pontos reais, analisando o que pode ser melhorado e aprimorado.

 

Após isso, faça uma análise externa, entenda como os seus clientes estão te enxergando e qual a imagem que eles têm ao ver a sua empresa. Para isso, você pode aplicar um formulário de NPS, de uma nota de 0 a 10, em que será avaliado o nível de satisfação. 

 

Dessa forma, você poderá ter uma visão mais clara e poderá até otimizar pontos que não estava tendo clareza.

 

2. Reforce a identidade organizacional

 

Empresa sem identidade, é uma empresa vazia! 

 

Se sua empresa está há algum tempo no mercado e ainda não possui uma identidade definida, esse é o momento de juntar a equipe e definir a sua missão, visão e valores. Já as empresas que possuem isso definido, é hora de revisar e ver se as ações atuais condizem com a identidade definida. 

 

A identidade organizacional será como uma anotação para seus clientes e colaboradores. Dessa forma, eles poderam tangibilizar melhor o impacto deles estarem trabalhando 

 

Se a sua empresa já está no mercado e não possui uma identidade organizacional forte, é preciso criar estratégias para fortalecer o negócio. 

 

Gere ou reveja a missão (razão pela qual a empresa existe), visão (objetivos e sonhos) e valores (princípios que guiam a cultura da empresa) e faça com que eles fiquem claros tanto para o público interno quanto para o externo. São esses pontos que definem as tomadas de decisão.

 

A identidade organizacional funciona como um importante guia para contratar pessoas, fechar contratos e lançar produtos e serviços no mercado. Se a sua empresa já tem essa parte do planejamento estratégico bem estruturada, tenha certeza de que os princípios da empresa estão sendo passados fielmente adiante e, caso não estejam, crie estratégias de alinhamento.

 

3. Estabeleça metas claras 

 

Depois de definir a sua identidade organizacional, é o momento de estabelecer metas e criar as estratégias necessárias para atingir os seus objetivos. Crie a meta geral e desenvolva micro marcos que te ajudarão a chegar no objetivo da meta geral, distribuindo as metas para os setores da sua empresa. 

 

Para isso, você pode buscar metodologias que te ajudem na criação e avaliação de cada meta.

Método SMART

 

SMART é um método eficiente de criação de metas e funciona como um checklist, na qual cada meta é verificada e avaliada. Assim, chegando a conclusão se cada uma possui os requisitos para atingir o resultado desejado.

 

Para definir as metas por meio de SMART, conheça o significado de cada letra desse acrônimo:

 

S – Specific (Seja específico): as metas devem ser formuladas de forma específica e precisa, sem margem para ambiguidade ou dupla interpretação;

 

M – Measurable (Defina objetivos mensuráveis): as metas devem ser definidas de forma que possam ser medidas e analisadas em termos de valores ou volumes. Precisam ser quantificáveis;

 

A – Achievable (Define objetivos atingíveis): a possibilidade de concretização das metas deve estar presente, ou seja, devem ser alcançáveis;

 

R – Realistic (Seja relevante): as metas não devem pretender alcançar fins superiores aos que os meios permitem;

 

T – Time-based (defina um prazo): as metas devem ter prazo e duração bem definidos.

 

Passo a passo para definir suas metas

 

Determine o objetivo


É necessário que você defina seu objetivo. Assim, se torna uma espécie de acordo e você fica comprometido com ele. Não se esqueça que é importante anotá-los e revisá-los constantemente, para que eles possam trazer resultados.

 

Planeje as metas


O planejamento de metas deve estar alinhado com as coisas que você deseja para você ou para empresa que você trabalha. Valorizar a meta, é um grande passo para conquistá-la. Além do mais, é uma oportunidade para você se organizar e tornar mais produtivo.

 

Estabeleça um indicador


É primordial ter controle dos seus avanços e resultados, para assim continuar motivado. Quando sentir que está perdendo o controle, pare, respire e volte em direção aos seus objetivos. 

 

Execute


Missão dada é missão cumprida. Pensar naquilo que poderá ser conquistado é muito bom, mas não se esqueça que o objetivo principal é a praticidade. Por isso, comece a trabalhar agora e se prenda somente às ideias que você realmente poderá se empenhar. 

 

Avalie e revise


Num primeiro momento, esqueça tudo aquilo que não deu certo e avalie as coisas nas quais você acertou. Mas também, lembre-se de revisar de tempos em tempos todas as suas metas e assim, enxergar se alguma deixou de fazer sentido para estabelecer novos desafios. 

 

Utilize indicadores para acompanhar as suas metas, dessa maneira você poderá estar a par de como anda a execução das tarefas, uma comparação do realizado e do esperado.


4. Estruture um plano de ação 

 

Depois de seguir as etapas anteriores, é hora de montar o seu plano de ação! 

 

Monte um plano realista com objetivos e metas atingíveis, não coloque visões inatingíveis e impossíveis. Um plano bem construído irá ditar o rumo da sua operação.

 

O plano de ação deve seguir uma ordem de prioridade, elencando as ações para cada função. Dessa forma, o que for mais simples ou mais urgente será realizado primeiro. A partir disso, você estará apto a pôr em prática o seu plano de ação.

 

5. Faça o acompanhamento 

 

Um planejamento estratégico não é definitivo. Ele deve estar em constante adaptação de acordo com a realidade do mercado e da empresa. Esteja em constante acompanhamento com as métricas definidas e siga o plano de ação e o cronograma definido.

 

Acompanhe as métricas com indicadores de performance, que podem ser divididos em dois:

 

Indicadores de desempenho estratégicos: são as metas da empresa e com comparações das ações de gestões anteriores com as atuais;

Indicadores de desempenho de qualidade: visam trabalhar com possíveis falhas na produção de produtos, na gerência ou na prestação de serviços e consertar falhas.


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