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Vendas e Marketing: a união que vai alavancar suas vendas

Descubra como integrar as áreas para alavancar seus números 

Vendas e Markteting: a união que vai alavancar suas vendas

Com o avanço tecnológico acontecendo diante de nossos olhos, os clientes estão ficando cada vez mais exigentes na hora de demonstrar interesse por um produto ou serviço. Logo, por consequência dessa evolução do mercado, é inevitável que as empresas integrem as áreas de Marketing e de Vendas. 


Porém, essa união acontece em passos lentos, porque muitas organizações e até vendedores ainda acreditam que isso não é uma solução saudável para os resultados futuros. Neste artigo, você poderá perceber que esse pensamento só não passa de um mito e como fazer essa integração o mais rápido possível.


A diferença entre as duas áreas


Para entender a importância dessa união entre Marketing e Vendas é preciso compreender como as duas áreas funcionam separadamente. 


Marketing


Todo cliente precisa ser atraído por aquilo que vai comprar, caso contrário, a venda não será fechada. Através do estudo sobre o comportamento do consumidor, o marketing tem o objetivo de persuadir a pessoa até um produto ou serviço, através de estratégias de atração. 


Antigamente, o marketing era realizado através apenas de panfletos, comerciais e propagandas. Hoje, com a internet, a área se expandiu para conteúdos, vídeos, e-books, ferramentas gratuitas e muito mais.


Vendas


Os colaboradores dessa área tem o objetivo de encontrar a melhor solução para o cliente e fazer com que ele feche a venda. Em alguns casos, essa ação pode demorar mais tempo do que outras, dependendo do comportamento do consumidor. 


Para realizar o trabalho, o profissional comercial utiliza do processo do funil de vendas. Esse método é dividido em três etapas: descoberta, oportunidade e decisão. Veja como cada uma delas funciona:


Descoberta


Esse é o topo do funil, ou seja, é o primeiro contato que o prospect tem com a empresa. 


Oportunidade


Já o meio é composto pelas pessoas que já conhecem suas soluções, mas ainda estão com dúvidas e pesquisam outras oportunidades. 


Decisão


No fundo do funil, os leads já sabem o que precisam comprar, porém, algumas objeções ainda podem estar presentes. 




Por que a união de Marketing e Vendas é importante?


A grande dor da área comercial é encontrar leads que sejam qualificados de maneira mais assertiva. Muitas vezes, é possível encontrar um vendedor preocupado porque não consegue encontrar clientes que realmente queira fechar a venda. 


Porém, essa dor pode ser superada com uma união saudável com a área de Marketing. Afinal, o propósito de venda e o de marketing são parecidos: encantar os clientes. 


Enquanto o Marketing atrai os leads, o comercial fecha as vendas.


Divisão de tarefas


É simples, cada área continuará fazendo suas demandas rotineiras, porque uma complementa a outra, como vimos anteriormente. 


Para deixar essas atividades mais claras, confira o que cada equipe tem como responsabilidade dentro do processo:


Marketing


  • Estratégias de geração de leads
  • Busca aumentar o reconhecimento da marca
  • Criação de conteúdo
  • E-mail marketing


Vendas


  • Aborda o lead
  • Negociação
  • Fechamento de venda
  • Fidelização do cliente

Como fazer essa integração?


A integração não tem o intuito de trazer desconforto para nenhuma das duas áreas, porém, quando não estão bem alinhadas, podem surgir conflitos ao longo dessa relação. Por isso, é necessário que sigam esses passos a seguir:


Objetivos em comum


Nenhuma integração funcionará decentemente se o Comercial e o Marketing não estiverem com os propósitos em comum. 


É necessário um alinhamento para saber qual é a intenção da área de vendas com o marketing, explicar a necessidade da ação e quem deve ser atingido. Dessa maneira, uma estratégia pode ser traçada com maior chance de sucesso.


Informações compartilhadas


Não deve existir barreiras nesse relacionamento.


Assim como o Comercial deve ser claro no que deseja, o Marketing não pode agir sem avisar a equipe de vendas, porque se o lead que veio de alguma campanha realizada falar com algum profissional do comercial, ele precisará saber como agir. Caso contrário, o vendedor passará descredibilidade e perderá a venda.


Resultados


Assim como em qualquer outra ação, os resultados devem ser avaliados para os profissionais poderem buscar formas de melhorias. 


Essa análise deve ser realizada em conjunto pelas duas áreas, visando encontrar  os pontos fortes que devem ser mantidos e os fracos devem ser aperfeiçoados ou substituídos.


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